Por diversas vezes, quando assistimos séries ou filmes vemos vários tipos de produtos inseridos em cena, seja em algo relevante para a história como eu escrevi nesse post aqui - https://flaviamoliveira.wixsite.com/marketingcinemaacao/post/especial-marcas-no-cinema- ou apenas um elemento decorativo.
A estratégia de inserir produtos de maneira natural em conteúdos de entretenimento é chamada de product placement e é baseada em exibi-los de maneira suave, descontraída e confiável. É um prato cheio para qualquer empresa.
Foi descoberto essa semana, porém, através de uma entrevista do diretor Rian Johnson, de Entre Facas e Segredos (2019), que a Apple tem uma cláusula no seu product placement que não permite que os vilões usem IPhones em frente as câmeras.
Acredito que a limitação tenha a ver com a mensagem que a empresa acredita que os espectadores possam absorver, associando os produtos ao mal, a pessoas cruéis e desonestas, fazendo-os deixar de confiar na marca, mesmo que de maneira subconsciente. Logo, é preferível associar a empresa e seus produtos a coisas boas.
Alguns internautas, porém, indicam que a prática é recente, visto que na série House of Cards, em 2013, o vilão vivia cercado de produtos Apple.
Agora um fato curioso: a empresa pretende criar sua própria plataforma de streaming, com suas próprias produções. Será que os vilões usarão os produtos da Apple? Será que aproveitarão a oportunidade de alfinetar a concorrência?
Você já sabia desse fato ou, assim como eu, nunca tinha reparado nisso?
Espero que tenham gostado!
Fontes:
Olhar digital - https://olhardigital.com.br/cinema-e-streaming/noticia/apple-nao-deixa-viloes-usarem-iphone-diz-o-diretor-rian-johnson/97277
Comments