Para encerrar a série que comecei na segunda-feira, hoje vou falar sobre as marcas que já tiveram participação em diversos filmes, influenciando nas histórias.
A estratégia de incluir produtos em filmes, séries e novelas é chamada de product placement e faz parte do chamado marketing indireto. Usando a estratégia, você insere seu produto para exposição ao consumidor de forma sutil e contextualizada.
Vamos ver alguns casos?
Asas (1927) – Hersheys
Uma das primeiras vezes em que uma marca pagou para aparecer em um filme. Esse longa, que foi o primeiro ganhador do Oscar de Melhor Filme, tem uma cena em que o chocolate aparece de maneira nada discreta.
Top Gun (1986) - Ray-Ban Aviator
O protagonista Tom Cruise usa os óculos no formato aviador na maior parte do filme, o que ajudou a popularizar e aumentar a venda do produto nos anos 80. Até hoje o formato aviador é um dos mais vendidos.
O Náufrago (2000) – Wilson e Fedex
Um dos principais exemplos do bom uso do product placement, o filme tem uma ligação pessoal com as duas marcas, visto que Wilson vira um personagem e Tom Hanks, que no filme interpretava um funcionário da Fedex que não abria os pacotes dos clientes de maneira alguma, o que podia ser interpretado que a honestidade e respeito ao cliente seriam os principais valores da empresa. SPOILER: no final do filme, o produto que ele não abriu era um celular. E ele só descobre no momento em que entrega ao cliente.
Toy Story (1995) – Etch- A – Sketch e Senhor Cabeça de Batata
O desenho da Pixar usa vários brinquedos famosos em seus filmes, mas foram as vendas da lousa Etch-A-Sketch e o boneco Senhor Cabeça de Batata foram os produtos que mais foram impulsionados após o lançamento. Segundo dados do site Ad Age, a lousa teve um aumento de 4.200% e o boneco de 800% nas vendas.
De Volta para o Futuro 2 (1989) – Nike
Outro exemplo muito famoso, no segundo filme da franquia, quando os protagonistas se transportam para o ano de 2015, encontram, entre diversas novidades, um tênis da Nike inovador no qual os cadarços se amarravam sozinhos. No aniversário da franquia de filmes, a Nike chegou a lançar um modelo de tênis comemorativo com o mesmo design imaginado.
ET – O Extraterrestre (1982) – Chocolate Reese’s Pieces
Também da Hersheys, o produto teve um crescimento nas vendas em cerca de 65% após o lançamento do filme. Curiosidade: Spilberg primeiramente quis que o chocolate da M&M’s aparecesse, mas a empresa não aceitou, fazendo-o ir a uma concorrente quase desconhecida, que além de acreditar na ideia ainda investiu US$ 1 milhão no filme.
Caso diferenciado: A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005) – Wonka
O chocolate, que apareceu no livro de 1964 e no primeiro longa de 1971, não fez muito sucesso logo no começo, mas após o filme de 2005 e sobre a produção da Nestlé, teve um aumento enorme nas vendas. Porém, com o passar dos anos, diminuiu o investimento no produto e a Nestlé parou a produção e o vendeu para outra empresa. Atualmente, no Brasil, você consegue encontrar o famoso chocolate em uma loja de importados chamada Karamel Store.
Existem vários outros exemplos de product placement, inclusive nos filmes e novelas do Brasil e geralmente explicitam as marcas nos créditos finais.
Espero que tenham gostado dessa série que eu fiz!
Até o próximo post!
Comments