Hoje, dia 31 de outubro, é reconhecido internacionalmente como o Dia das Bruxas.
Essa data no Brasil geralmente causa reações controversas nas pessoas, especialmente se você (assim como eu) é um usuário frequente do twitter. Tem gente que adora uma festinha e vai aproveitar e também existe a galera (como eu, novamente) que hoje quer assistir um filminho de terror comendo uma pipoquinha na tranquilidade de casa.
E falando em filmes, você já parou para pensar qual foi o primeiro filme de terror da história?
O gênero é praticamente tão antigo quanto o próprio cinema. O Solar do Diabo, de Georges Méliès (o mesmo que dirigiu a primeira ficção científica da história, Viagem á Lua de 1902) foi lançado em 1896, menos de um ano após a primeira sessão de cinema dos irmãos Lumière. O curta, com mais ou menos três minutos de duração, também é reconhecido como a primeira aparição de uma figura vampiresca no cinema. Está disponível no Youtube.
Enquanto o tempo passava, os filmes do gênero iam se aperfeiçoando. Hollywood não aceitava muito bem o terror e esse tipo de filme só ganhou o público com a chegada do ator Lon Chaney, que foi apelidado de O Homem das Mil Faces. Se você quiser conhecer seus filmes, recomendo os clássicos do cinema mudo O Fantasma da Ópera de 1925 e O Monstro do Circo de 1927.
Em compensação, a Alemanha investia no gênero (também conhecido por Expressionismo Alemão) com clássicos como O Gabinete do Dr. Caligari (1920), Nosferatu (1922), Fausto (1924), A Morte Cansada (1921).
E quanto mais o gênero avançava, mas subdivisões apareciam. Os filmes dos monstros da Universal dos anos 30, os alienígenas na década de 50, os slashers, gore, found footage. Montei uma imagem com alguns tipos de terror:
Ao brincar com os medos dos espectadores, esses filmes prendem a atenção e acabam entrando em nossas mentes. Credo, essa não foi a minha melhor explicação.
Nas palavras do mestre do Suspense:
"O medo não é tão difícil de entender. Afinal, não estávamos todos com medo quando crianças? Nada mudou desde que Chapeuzinho Vermelho enfrentou o lobo mau. O que nos assusta hoje é exatamente o mesmo tipo de coisa que nos assustou ontem. É apenas um lobo diferente. Este complexo de medo está enraizado em cada indivíduo." - Alfred Hitchcock (fonte: IMDB)
Criei uma lista com algumas sugestões de filmes para assistir nesse dia das bruxas: https://letterboxd.com/f_moliveira/list/dia-das-bruxas/
E também criei uma lista com algumas ficções científicas que eu já assisti. É bem verdade que uma boa parcela desses filmes são ruins, mas eles também são fáceis de encontrar, visto que estão todos na ok ru: https://letterboxd.com/f_moliveira/list/filmes-de-ficcao-cientifica-anos-30-60/
Espero que tenha gostado do post!
Kommentare