top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Série Especial: Cinema no Brasil – Parte 3

Curiosidades


Vamos encerrar a nossa série sobre cinema nacional hoje?


Caso não tenha lido ainda os outros dois posts, de segunda e quarta, contaram a história das primeiras décadas do cinema no Brasil e de movimentos que marcaram a passagem da Sétima Arte por aqui, como o Cinema Novo.


Hoje eu vou contar algumas curiosidades e fatos sobre o cinema brasileiro!


- O Brasil é o 10º maior mercado cinematográfico mundial fora dos Estados Unidos: perde apenas para China, Japão, Índia, Reino Unido, França, Coreia do Sul, Alemanha, Austrália e México.


- O filme mais visto na história do cinema no Brasil, acompanhando o restante do mundo, é Vingadores: Ultimato (2019). O filme nacional mais visto é Nada a Perder (2018) seguido por Os Dez Mandamentos – O filme (2016) e Tropa de Elite 2 (2010). O mais antigo da lista é O Exorcista (1974) e o nacional mais antigo é Dona Flor e Seus Dois Maridos (1975).


- Os cinemas de rua sempre foram muito populares por aqui, porém, quando o ex-presidente Collor abriu espaço para empresas estrangeiras como Cinemark e UCI, passamos a ter o costume de ir ao shopping para poder ir ao cinema. Mesmo poucos, ainda existem alguns cinemas de rua, como o Marabá e o Cine Belas Artes, aqui em São Paulo.


- Fernanda Montenegro é a única atriz não só brasileira, mas a falar a língua portuguesa a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por seu trabalho em Central do Brasil (1998).


- Por falar em Oscar, sabia que um filme brasileiro já ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro? Orfeu Negro, de 1959, baseado em uma peça de Vinícius de Moraes ganhou o prêmio, porém, como o diretor era francês, o filme foi escolhido como representante da França.


- No total o Brasil já foi indicado, entre produção, fotografia, direção de som e documentários, 34 vezes ao principal prêmio do cinema, porém os únicos filmes inteiramente nacionais a serem indicados são: O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que é Isso, Companheiro? (1998), Uma História de Futebol (2001), Cidade de Deus (2004) e O Menino e o Mundo (2016).


- A Agência Nacional que regula e fiscaliza a indústria cinematográfica brasileira é a Ancine, criada em 2001.


- Existe uma lei de incentivo à cultura brasileira (que inclui o cinema) bem polêmica: a Lei Rouanet. Trata-se de uma lei que permite que cidadãos e empresas destinem de 4 a 6% do seu imposto de renda para projetos culturais. Precisa de permissão do governo, qualquer pessoa pode fazê-lo. O dinheiro não sai dos cofres públicos, e sim do imposto e representa 0,48% dos gastos da União. A lei foi sancionada por Collor em 1991.


- O diretor Martin Scorsese citou o cineasta brasileiro Glauber Rocha como uma influência e disse que era um fã.


- Dia 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Nacional (essa eu já contei)


- O cinema brasileiro é um dos que mais usa o product placement (inserção de produtos para divulgação em um filme, já expliquei aqui no site também) e a primeira vez ocorreu em 2012, no filme Odeio o Dia dos Namorados e foi uma campanha da Netshoes.


- O Brasil tem 3.356 salas de cinema e 161 milhões de pessoas foram ao cinema no ano de 2018.


- A empresa Cinemark é a mais popular e visitada no país e a Disney é o estúdio mais bem sucedido.


Qual é o seu filme brasileiro favorito? O meu é Lisbela e o Prisioneiro (2001).


Espero que vocês tenham gostado da série!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page