Série do Dia dos Namorados - O porquê do dia dos namorados ser comemorado dia 12 de junho no Brasil
- Flávia Oliveira
- 10 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jun. de 2020

Dando continuidade a série de posts do dia dos Namorados, hoje eu vou explicar para vocês o motivo da data ser comemorada no Brasil em 12 de junho enquanto no resto do mundo é comemorado em 14 de fevereiro.
Acreditem em mim, a razão é menos romântica que vocês pensam e ainda tem a ver com Marketing!
Assim como no post de segunda-feira, vamos fazer uma viagem no tempo.
1948.
Junho era historicamente o mês com as vendas mais fracas do ano inteiro, especialmente na loja Exposição Clipper. Tomando prejuízo neste mesmo mês todos os anos, a empresa contrata o dono da agência Standart Propaganda, o publicitário João Doria (sim, ele era o pai do governador de São Paulo).
Após estudar o caso e perceber o aumento nas vendas na época do Dia das Mães, Doria decide criar mais uma data comemorativa: o dia dos Namorados, instalado em 12 de junho para aproveitar a data antes do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Os primeiros slogans das primeiras campanhas eram “Não se esqueçam: amor com amor se paga’ e “Não é só com beijos que se prova o amor!”. A campanha deu resultado, as vendas da loja em junho aumentaram, foi um verdadeiro sucesso e até foi eleita a melhor publicidade do ano pela Associação Paulista de Propaganda.
Aproveitando a ideia, várias empresas de outras regiões do país fizeram a mesma coisa em 12 de junho do ano seguinte, e no próximo, e no próximo e até hoje.
Agora, a data é a terceira com maior volume de vendas no ano, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.
Confira algumas fotos das campanhas publicitárias do primeiro dia dos Namorados:
A-P-O-S-T-O que vocês não imaginavam que a origem do dia dos Namorados no Brasil é tão pouco romântica hahaha
Espero que tenham gostado!
Fontes:
Comentarios