top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Storytelling: um conceito aplicado no cinema e no marketing.


Um exemplo de um bom storytelling: o filme As Aventuras de PI (2012). Vem entender o porquê!

No post de hoje vou falar sobre um conceito muito comum tanto no marketing quanto no cinema, e não deixe que a nomenclatura do conceito em inglês te engane: storytelling nada mais é do que o ato de contar histórias, tornando-as relevantes para o público alvo desejado.


Talvez uma das maiores tendências do marketing moderno, usado principalmente para fidelizar clientes e estreitar relações entre as marcas, efeitos audiovisuais são de extrema importância na hora de contar uma história, além de elementos fundamentais como:


- Despertar a emoção.


- Usar diálogos reais.


- Um personagem que faça com que o público se identifique.


- Um conflito interessante que seja resolvido ao final da narrativa.


Quando bem utilizado, pode ser tornar uma importante ferramenta de persuasão, tanto para vender um produto, serviço ou no caso do cinema, uma ideia.

Ao criar uma história bem contada, você cria um vínculo com o seu público alvo, que fará com que você seja constantemente relembrado por ele, e ora, não é isso que todo marketeiro quer que aconteça com sua campanha? Ou o que todo diretor/produtor quer que aconteça com seu filme?


Vamos falar sobre alguns exemplos?


- Exemplos na publicidade/marketing


Dove – Campanha Retratos da Beleza.



Na campanha intitulada Retratos da Beleza, a empresa de cosméticos tenta a aproximação com os consumidores abordando algo muito pessoal: a autoestima.


No vídeo, em uma dinâmica, várias pessoas se descreveram para um pintor do jeito mais minucioso que conseguiram: incluindo rugas, marcas de expressão e características bem particulares. Depois, pediram para descrever outras pessoas do grupo.


No final, dava para perceber que as pessoas que se auto descreveram tinham um jeito mais negativo de se verem do que quando uma outra pessoa a descrevia. A intenção era de elevar a autoestima do público e o vídeo foi viralizado.


Heineken – The Cliche ou Mulheres Também Gostam de Futebol



Quando patrocinou a Champions League, em 2016, a Heineken criou uma campanha que mostrava 3 rapazes com um desafio: convencerem suas namoradas a irem a um SPA para que eles pudessem assistir a final da Liga em um evento da cerveja.


Porém, para a surpresa deles, descobrem que, ao invés de irem a um SPA, elas foram assistir a final ao vivo em Milão. A intenção da campanha era brincar com a ideia de que mulheres não gostam de futebol.

- Exemplos no cinema


As Aventuras de Pi (2012)


As Aventuras de Pi (2012)

O filme de 2012 conta uma história fantasiosa: a de um jovem náufrago que está em um bote salva-vidas com um tigre de bengala. Super fantasiosa, a narrativa, contada por um Pi mais velho a um escritor, prende a atenção durante o longa, contendo um desfecho inesperado. A história do filme, inspirado em um livro de 2006, contém todos os requisitos de um storytelling bem feito.


Pantera Negra (2018)

Pantera Negra (2018)

A principal característica do blockbuster da Marvel é a de um personagem com o qual o público se identifique. Por ser o primeiro super-herói negro da empresa a ganhar um filme solo, muitos espectadores se sentiram pessoalmente conectados ao personagem principal e até mesmo ao vilão Killmonger.


Qual foi a última história boa que você viu ultimamente?


Espero que tenham gostado!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page