top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Rudolph Valentino – o primeiro sex symbol do cinema



Minha garota é a Mae West e eu sou o Sheik Valentino

Eternizado na música Flagra da Rita Lee (que eu pretendo comentar no site futuramente), Rudolph Valentino foi um ator nascido na Itália em 1895 e foi o primeiro sex symbol masculino do cinema, conhecido como o “amante latino”.


Alcançou o estrelato em 1921, protagonizando Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1921), filme que foi um sucesso de crítica e público, e um dos primeiros a arrecadar mais de um milhão de dólares em bilheteria.


Também em 1921, participou do filme que marcou sua história e legado: O Sheik (1921). No longa -metragem, ele interpretava o Sheik Ahmed Ben Hassan, que sequestra uma mulher e acaba se apaixonando por ela.


Valentino em "O Sheik" (1921).

Por mais que possa parecer uma história não muito legal ou correta para nossa geração, na época o filme fez Valentino se tornar o ídolo das mulheres, que tinham a sua imagem de “machão” como o máximo do romance e sensualidade. Ele foi o primeiro ator, aliás, a usar essas habilidades ao seu favor, visto que usar a sedução era uma tática exclusivamente feminina.


Os homens não gostavam muito dele, tinham um pouco de inveja, visto que suas esposas e namoradas se derretiam pelo ator. Alguns chegaram a falar em entrevistas que preferiam o ator Douglas Fairbanks e questionavam a sexualidade do astro (qualquer semelhança com o mundo moderno não é mera coincidência, mas vale lembrar que nessa época, esse tipo de comentário era quase criminoso, hoje simplesmente falamos um “e daí?” e o assunto está encerrado)


Em agosto de 1926, porém, aos 31 anos, Rudolph Valentino passou mal em seu quarto de hotel em Nova Iorque, fez uma cirurgia e se recuperou bem. Oito dias depois, sofreu uma peritonite e faleceu.


Sua morte inesperada causou comoção mundial e as situações seguintes foram no mínimo, curiosas.


Já no hospital, onde milhares de fãs faziam vigília por ele, na hora que em que receberam a notícia, duas mulheres tentaram suicídio. Em Londres, uma mulher tomou um vidro de veneno agarrada à foto do ator, assim como um rapaz, que se suicidou coberto por várias fotos de Valentino.


O funeral foi uma verdadeira histeria coletiva, com 100 mil pessoas em 3 dias. Choradeiras incessantes, fãs se descabelando e desmaiando perto do caixão.


A atriz Pola Negri deu um verdadeiro show: no meio de um ataque de choro e gritos, chegou a afirmar que os dois haviam se casado (o que nunca foi confirmado) pouco tempo antes de sua morte.


Um ano depois, no aniversário de sua morte, uma mulher de preto foi vista colocando uma rosa vermelha no túmulo dele. E ela continuou a fazê-lo durante muitos anos. Foi descoberto em 1945 que o nome da mulher era Marion Brenda, que também afirmou ter se casado com o ator antes dele morrer, e assim como no caso de Pola Negri, nunca foi confirmado.


O ato, porém, virou uma tradição: todos os anos, no aniversário de morte do ator, várias mulheres de preto são vistas colocando rosas vermelhas em seu túmulo, como uma homenagem ao primeiro astro pop que o mundo conheceu.


Rudolph Valentino


Conheciam essa história? Na opinião de vocês, que são os maiores sex symbols do cinema?


Espero que tenham gostado!

Fontes:


Aventuras na História:


Cinema Clássico

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page