Graças a Deus 2021 está chegando a suas horas finais e daqui a pouco começa um novo ano com novas esperanças, novos projetos e a fé que este ano será melhor que o anterior.
Então, para nos despedirmos de 2021 em grande estilo, que tal lembrarmos alguns acontecimentos no cinema nesse ano?
Começamos o ano focando nas plataformas de streaming, com alguns filmes sendo lançados simultaneamente nas telonas e na internet, o que trouxe um prejuízo enorme para as bilheterias e rendeu até mesmo alguns processos, como o caso Scarlett Johansson vs Disney.
Com o mundo ainda paralisado por causa da pandemia de COVID 19, vimos algumas das maiores premiações da sétima arte sendo realizadas por Zoom, com os indicados e vencedores em seus melhores looks, em casa. Todos tiveram o seu momento de BBB: arrumado para ficar na sala.
O Oscar, porém, foi totalmente contra esse padrão e conseguiu reunir algumas pessoas na cerimônia. E vamos combinar, foi um caos, com as categorias finais sendo trocadas de lugar porque o diretor da festa do ano achou que deixar Melhor Ator por último traria emoção para todos que assistiam, caso Chadwick Boseman vencesse o prêmio. Mas no caso, quem venceu foi Anthony Hopkins, por Meu Pai. E ele nem estava na cerimônia aquele dia. Torta de climão.
E você lembra qual filme venceu o prêmio Melhor Filme desse ano?
Foi Nomadland! O longa dirigido por Chloe Zhao (que também levou o Oscar de Melhor Direção) e estrelado por Frances McDormand (que TAMBÉM venceu o Oscar e está pertinho de empatar o recorde de mais estatuetas na atuação com Katharine Hepburn) conta a história de uma nômade moderna.
Aos poucos, com a vacinação evoluindo e a medida que pudemos voltar aos cinemas de modo presencial, vimos que algumas grandes tendências em 2021 foram apostas certeiras: remakes, continuações, live actions, personagens já consagrados voltando as telonas.
No mesmo ano em que Daniel Craig se despediu do agente James Bond, vimos a volta de Matrix, dos Caça Fantasmas, do Amor Sublime Amor, da Cruella De Vil e (ALERTA DE SPOILER) não apenas um, mas três Peter Parkers dividindo as telonas, uma volta triunfal de Tobey Maguire e Andrew Garfield aos seus uniformes do Amigão da Vizinhança.
Aliás, que ano para a Marvel: Viúva Negra, Os Eternos, Shang Chi e agora a maior bilheteria do ano: Homem Aranha. E para variar, a discussão volta a tona: MCU é cinema? Martin Scorsese tem razão? Bom, essa briga a gente deixa para outro dia...
Também vimos algumas figuras marcantes retratadas nas telonas, como Fred Hampton, presidente dos Panteras Negras, Marighella aqui no Brasil. A representatividade tomou conta das telas e também das premiações de cinema, com maiores destaques.
Diretores renomados voltaram para os topos das bilheterias como Ridley Scott, Clint Eastwood e Steven Spielberg. Denis Villeneuve finalmente lançou Dune, filme tão esperado pelo público. Tivemos filmes para absolutamente todos os gostos, não é mesmo?
Inclusive, criei uma lista no Letterboxd com alguns dos maiores lançamentos de 2021, caso eu tenha me esquecido de mencionar algum nesse texto: https://boxd.it/eCEUG
Começam a sair às primeiras previsões para as premiações do ano que vem e eu me pergunto: você já parou para pensar como faria para explicar para si mesmo de 2009 que a Bella de Crepúsculo e a Lady Gaga são as favoritas para o Oscar de Melhor Atriz do ano que vem?
Infelizmente, neste ano perdemos muitas pessoas queridas. Pessoas que nem por um segundo pensamos que não estariam conosco hoje. Paulo Gustavo, Tarcísio Meira, Marília Mendonça, Paulo José, Sérgio Mamberti, Luis Gustavo, Mila Moreira, Noemi Gerbelli, Gilberto Braga, Orlando Drummond, Jean-Paul Belmondo, Eva Wilma, João Acaiabe, Christopher Plummer. Todos eles se despediram de nós em 2021. Fica aqui a esperança de que eles estejam em algum lugar melhor e que tenham encontrado paz.
E também desejo que todas as famílias, que assim como eu, também perderam alguém nesse ano encontrem conforto.
Definitivamente um ano estranho, instável e cheio de reviravoltas.
Para 2022, desejo acima de tudo paz e saúde para todos que estão lendo este texto. E ficamos torcendo aqui por um ano melhor.
Obrigada pela sua companhia por mais um ano. Ano que vem estaremos aqui novamente!
Feliz Ano Novo!
Comments