top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Ressuscitando atores para filmes e comerciais – James Dean não foi o primeiro.


James Dean voltará aos cinemas em 2020.

Semana passada, foi divulgado que o ator James Dean aparecerá em um novo filme em 2020 chamado Finding Jack, que fala sobre a Guerra do Vietnã . Só que ele morreu em 1955, antes mesmo do início do conflito (James Dean morreu em 30 de setembro e a guerra começou em 1 de novembro). Os diretores, Anton Ernst e Tati Golykh da produtora Magic City Films conseguiram os direitos de imagem do ícone dos anos 50 para poderem recriá-lo digitalmente. A voz será dublada.


A escolha gerou polêmica entre atores, diretores e público, que criticaram recriar inteiramente uma personalidade e principalmente usar livremente a imagem de uma pessoa sem que a mesma estivesse presente para consentir. A filha do ator Robin Willians, falecido em 2014 foi mais direta e declarou que era um golpe publicitário muito baixo usar uma pessoa morta como marionete para atrair espectadores. Outras pessoas se empolgaram, afirmando que o longa poderia conquistar novos fãs para James Dean.


A produtora ainda tem intenção de ressuscitar mais artistas: Bette Davis, James Stewart, Ingrid Bergman e Christopher Reeve. Para o filme Finding Jack ainda foram cogitados Elvis Presley e Paul Newman, mas seus herdeiros não permitiram o uso da imagem.


Não foi a primeira vez que um ator foi recriado digitalmente tanto no cinema quanto na publicidade e eu trouxe alguns exemplos:


- Paul Walker – falecido em novembro de 2013. Apareceu em Velozes e Furiosos 7, de 2015.

Paul Walker em Velozes e Furiosos 7, de 2015.

- Peter Cushing – falecido em agosto de 1994. Apareceu em Rogue One – Uma História Star Wars, de 2016.


Peter Cushing em Rogue One, de 2015.

- Roy Scheider – falecido em dezembro de 2008. Apareceu em Iron Cross, de 2009.


Roy Scheider em Iron Cross, de 2009

- Laurence Olivier – falecido em julho de 1989. Apareceu em Capitão Sky e o Mundo de Amanhã, de 2004.


Laurence Olivier em Capitão Sky e o Mundo de Amanhã, de 2004.

- Marlon Brando – falecido em julho de 2004. Apareceu em Superman – o Retorno, de 2006.

Marlon Brando em Superman – o Retorno, de 2006

Em propagandas:


- Audrey Hepburn – falecida em janeiro de 1993. Apareceu em um comercial da Dove Chocolate, em 2014.


- Fred Astaire – falecido em junho de 1987. Apareceu em um comercial de aspirador de pó de uma marca chamada Dirt Devil em 1997.



- Bruce Lee – falecido em julho de 1973. Apareceu em um comercial da Johnnie Walker, em 2013. O comercial causou muita polêmica visto que o astro não bebia.


- Dercy Gonçalves – falecida em julho de 2008. Apareceu em um comercial da empresa Popeye’s em 2019, que também causou muita polêmica e uma enxurrada de críticas para a empresa.


- Grace Kelly (falecida em setembro de 1982), Marilyn Monroe (falecida em agosto de 1962) e Marlene Dietrich (falecida em maio de 1992) – Apareceram em um comercial da Dior, de 2013.



Particularmente, eu não concordo com a ideia de usar uma pessoa que não está mais aqui para opinar e usar sua imagem indiscriminadamente para vender um filme ou um produto, me parece uma coisa antiética. Acho que apesar de ser possível recriar imagens e voz, não é possível recriar a essência, o estilo e os hábitos, tendendo a transformar em algo superficial.


Qual é a sua opinião sobre o assunto?


Espero que tenham gostado!


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page