top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Os Blockbusters e seu impacto no cinema.


Tubarão (1975) é um exemplo de blockbuster.

Hoje no site eu vou falar sobre Blockbusters.


Não, não estou falando sobre a famosa marca de locadora de filmes.


Estou falando sobre o tipo de filme blockbuster, ou explicando melhor ainda, um filme arrasa-quarteirão.


Sabe aquele filme que teve um custo elevadíssimo, levou multidões ao cinema, arrecadou milhões de dólares e bateu alguns recordes durante sua exibição? Então, esse mesmo!


O termo surgiu no período da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), fazendo referência a um tipo de bomba que conseguia destruir um quarteirão inteiro. Também pode ser utilizado para se referir a qualquer tipo de arte, desde que tenha obtido um elevado sucesso financeiro e muita popularidade.


Apesar de ter sido utilizado pela primeira vez em 1975, para descrever o filme Tubarão (1975) de Steven Spielberg, suas origens são bem mais antigas e fazendo algumas pesquisas, podemos achar dois grandes pioneiros dos blockbusters:

- Cabíria (1914)


Pôster de Cabíria (1914)

Um filme mudo italiano, de Giovanni Pastrone é considerado o primeiro do gênero. Era um filme grandioso, com investimento alto e foi um grande sucesso no mundo inteiro, sendo inclusive o primeiro filme a ser exibido na Casa Branca e também de lançar os atores como “celebridades”, como conhecemos hoje. O longa também foi o pioneiro no sentido de movimentar a câmera para filmar. A TV Estadão fez uma matéria muito interessante sobre o filme, mostrando inclusive o lugar em que foi filmado, que você pode conferir aqui https://tv.estadao.com.br/cultura,primeiro-blockbuster-da-historia-do-cinema-completa-100-anos,170221


- ... E o Vento Levou (1939)


Foto de ...E o Vento Levou (1939)

Já citei esse filme algumas vezes aqui no meu site (para ler mais curiosidades sobre ele, só entrar em https://flaviamoliveira.wixsite.com/marketingcinemaacao/post/o-cl%C3%A1ssico-mais-famoso-do-mundo-completa-80-anos-curiosidades-sobre-e-o-vento-levou), mas ele também é considerado um dos primeiros Blockbusters da história, visto que tudo que envolve a produção e divulgação desse filme é grandioso: além de ter sido caríssimo para produzir, tem quase 4 horas de duração e o produtor, David O.Selzinick decidiu para divulgar o filme não poupar esforços: exibia em sessões especiais ao redor do mundo com toda a pompa: poltronas especiais, intervalos, panfletos e cartazes para divulgação e informações sobre o filme. Selzinick transformou o longa em um grande espetáculo. O maior visto até a época.


Temos vários exemplos de Blockbusters: Os 10 Mandamentos (1956), Ben-Hur (1960), Cleópatra (1963), Star Wars (1977), Tubarão (1975), os desenhos da Disney como Rei Leão (1994) e Frozen (2013), Matrix (1999), os filmes do Harry Potter, dos Vingadores e até mesmo filmes muito criticados, como as sagas Crepúsculo e 50 Tons de Cinza. Aparentemente o próximo filme a entrar na lista dos Blockbusters será Coringa (2019), por ser um dos filmes mais comentados do ano.


Um blockbuster também envolve muito marketing, cerca de 20% de todos os custos do filme, para que haja divulgação ao grande público para atrair a atenção e interesse, e a internet tem se mostrado uma grande aliada para tal, postando bastidores, desenvolvendo ambientes e experiências diferenciadas, assim criando uma necessidade do consumo do produto, fazendo com que os espectadores queiram sair de suas casas para assistir aos filmes.


Existe em certas áreas um preconceito com os blockbusters, em parte por seu princípio básico ser o lucro, visto que para alguns não se deve lucrar com a arte, e outros criticam por acreditarem que não passam mensagens fortes e duradoras para os espectadores, possuindo mais méritos estéticos que culturais. Também criticam a famosa repetição de fórmula que é utilizada no gênero. Alguns filmes como Star Wars e os longas dirigidos por Steven Spielberg conseguiram superar esse preconceito e são reconhecidos como clássicos por diversas gerações desde seus lançamentos.

Star Wars conseguiu superar os rótulos e é considerado um clássico.

Já outros grupos defendem a importância de analisar os blockbusters através de um contexto temporal e cultural, tentando entender o motivo de suas produções.


O tema gera várias discussões, sendo que a mais recente envolve o conceituado diretor Martin Scorsese e uma crítica aos filmes da Marvel Studios, que ele acredita serem mais um parque de diversões que arte propriamente dita.


Ame ou odeie, os filmes que são capazes de arrastar quarteirões as salas mais próximas de cinema são os maiores geradores de receita da sétima arte e valem um estudo aprofundado, analisando todos os lados e visões sobre o tema.


Qual é o seu filme favorito? Ele é um blockbuster?


Espero que tenham gostado!

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page