Se você der uma pesquisada pelo Twitter, vai ver que além de Vingadores: Ultimato e Avatar, outro filme foi bem comentado durante essa semana, o clássico ... E o Vento Levou, que completa 80 anos em 2019.
Conta a história da jovem nascida no sul dos Estados Unidos, Scarlett O’Hara, principalmente durante o período da guerra civil americana.
Aqui estão algumas curiosidades sobre esse filme, que é considerado um dos melhores de todos os tempos:
- Apesar de Vingadores: Ultimato atualmente possuir o recorde de filme com mais bilheteria da história, de acordo com o reajuste inflacionário, ...E o Vento Levou é o recordista, arrecadando o equivalente a U$ 3 728 000 000 sem contar as re exibições ao longo dos anos
- O filme é uma adaptação do livro homônimo de Margaret Mitchell, publicado em 1936.
- Foi indicado a 13 categorias do Oscar, das quais ganhou 8, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz para Vivien Leigh e Atriz Coadjuvante para Hattie McDaniel.
- Hattie McDaniel foi a primeira atriz negra a ganhar um Oscar. Porém, por conta de regras racistas do lugar da cerimônia do Oscar, não ficou perto de seus colegas de trabalho na premiação. Ela também foi a primeira atriz negra a ter seu próprio show de rádio. Também foi ativista contra uma medida restritiva que existia nos Estados Unidos em que pessoas negras não podiam morar em qualquer bairro. Ela entrou na justiça, e ganhou.
- O racismo, aliás, é um dos pontos mais criticados do filme, principalmente no que diz respeito a representação da sociedade escravocrata americana, mesmo que o diretor Victor Flemming tenha amenizado o que está escrito no livro.
- Olivia de Havilland é a última pessoa adulta viva do elenco. Ela tem hoje 103 anos e vive na França. Ela já entrou na justiça contra medidas abusivas dos estúdios, ganhou e hoje existe uma lei com seu nome, a Lei de Havilland. Aqui está uma foto dela andando de bicicleta no dia do seu 103º aniversário.
- O papel da Scarlett é considerado até hoje o mais disputado da história do cinema. 1400 atrizes fizeram o teste, incluindo Bette Davis, Katherine Hepburn e Joan Crawford. No final, quem levou a melhor foi a novata inglesa Vivien Leigh. O papel lhe rendeu o seu primeiro Oscar de Melhor Atriz, o segundo veio com Um Bonde Chamado Desejo, contracenando com Marlon Brando.
- É o filme mais longo a vencer o Oscar de Melhor Filme, e também o primeiro filme colorido a vencer a categoria.
- Apesar de outros atores fazerem o teste para Rhett Butler, o público escolheu por votação Clark Gable como ideal para o papel. Ele não queria, pois tinha receio de decepcionar os fãs do livro. Em 1939, ele já havia recebido um Oscar por Aconteceu Naquela Noite e tinha a alcunha de o Rei de Hollywood.
- Leslie Howard, o Ashley Wilkes, se achava muito velho para o papel e teve que colocar próteses no cabelo para o personagem.
- A frase Francamente minha querida, eu não dou a mínima, falada por Rhett Butler, é considerada pelo American Film Institute a frase mais famosa do cinema. Afinal, amanhã é outro dia e Com Deus por testemunha, nunca mais passarei fome, ambas faladas por Scarlett O’Hara, também estão na lista.
- O incêndio de Atlanta na verdade, foi realizado queimando os cenários de King Kong, de 1933.
- Aqui está o cartaz. Como eu já havia mencionado em outro post, naquela época, os pôsteres eram feitos com ilustrações.
- Também achei um trailer na internet. Aparentemente, é de alguma das re exibições, apesar do dono do vídeo ter colocado que era original.
Você já assistiu? Gostou? Se não assistiu, tem curiosidade?
Espero que tenha gostado!
Comments