No post passado, falei sobre a influência do cinema como propaganda para a Segunda Guerra Mundial, agora vamos para o próximo acontecimento histórico: a Guerra Fria, que teve como protagonistas Estados Unidos e a União Soviética.
Se durante a Segunda Guerra os grandes vilões dos filmes eram Hitler e asseclas ou japoneses, agora havia um novo mal que os “heróis” das produções hollywoodianas combatiam: os russos.
Geralmente tratando de espionagem, as produções estadunidenses agora tratavam os “inimigos” como os idealizadores de planos macabros para transformar o mundo em um lugar sombrio, dominado pelo comunismo e com tiranos no poder, enquanto os Estados Unidos eram o lugar que prezava pela liberdade de seus cidadãos.
Também houveram filmes que criticavam a tensão entre os dois países, mostrando as conseqüências de uma possível guerra, chegando até o extremo: a extinção da humanidade.
Uma das minhas maiores surpresas foi o filme “O Dia em Que a Terra Parou”(1951), visto que o que se mostrava como um filme de suspense ou ficção científica, foi se desdobrando em uma crítica ao belicismo do Planeta Terra. Inclusive, em uma das cenas do filme, uma mulher chega a acreditar que o alienígena era um comunista disfarçado, tentando destruir o “ideal de vida americano”. Já “A Hora Final” (1959), deixa uma mensagem sutil no final: “Ainda há tempo, irmão!”, como se falasse que mudando as atitudes, um evento como o que acontece no enredo seria evitado.
Dicas de filme que falavam sobre a Guerra Fria, ou tem algum paralelo:
- Intriga Internacional (1959)
- O Dia em Que a Terra Parou (1951)
- A Hora Final (1959)
- Moscou contra 007 (1963)
- Doutor Fantástico (1964)
- Sob o Domínio do Mal (1962)
Finalizo minha série de “O cinema como arma de propaganda” em determinados períodos históricos citando um comentário que li em uma postagem no Facebook um dia desses: “Ah, mas o cinema anda chato por estar se envolvendo muito com a política e ideologias”. No momento, pensei em rebater, mas preferi focar nessa sequência de postagens e mostrar que não é uma novidade o cinema ser usado como meio de divulgar uma ideia, seja ela qual for e tentar convencer a população do que é o “certo” ou “errado” de acordo com o que é mais conveniente para a época. Por isso, lanço um desafio a você que vai ler isso: assista ao próximo filme atentamente. O que você acha que foi tentado ensinar a você? Aposto que logo perceberá uma ideologia política, econômica ou social.
Comments