Hoje irei explicar um conceito que é muito utilizado no cinema, na publicidade, nos games: a direção de arte.
Para ilustrar e facilitar o entendimento do conceito, vou usar o atual detentor do Oscar nessa categoria: Era Uma Vez em... Hollywood (2019) de Quentin Tarantino.
A diretora de arte do filme, ou seja, a profissional que criou toda a concepção artística do longa foi Barbara Ling.
Além da diretora de arte, ainda fazem parte da equipe o maquiador, o figurinista, o cenógrafo, o designer de produção e todos que de algum modo colaboram para deixar o projeto esteticamente parecido com o que o diretor planejava.
No caso de Era Uma Vez em... Hollywood, a história do longa se passa no final da década de 60, época da família Mason.
Existe uma cena específica no longa em que o personagem do Leonardo DiCaprio insinua que fez o teste para o papel do Capitão Virgil Hilts (O Rei da Geladeira) de Fugindo do Inferno (1963), que originalmente foi do ator Steve McQueen.
A cena foi tão bem feita que, por alguns segundos, você de fato acredita que Leonardo DiCaprio esteve no filme.
Tudo que envolve esse filme aliás, incluindo as peças de divulgação contribuem para construir a atmosfera dos anos 60: as músicas, as cores, os diálogos, os figurinos – especialmente da família Mason.
O diretor Quentin Tarantino, aliás, tem ótimos trabalhos em direção de arte especialmente quando os filmes são de outras épocas como Bastardos Inglórios (2009), que se passa na Segunda Guerra Mundial e Django Livre (2012), que se passa na época do Velho Oeste.
Vários filmes tem direções de arte interessantes como La La Land (2016), A Forma Da Água (2017), Titanic(1997), A Lista de Schindler (1993), ... E O Vento Levou (1939).
A direção de arte, quando mal feita, pode comprometer a qualidade do filme ou da propaganda, atrapalhando a transmissão da mensagem que quer ser passada.
Porém, quando bem feita, é capaz de encantar o público e mudar totalmente o rumo do filme.
De acordo com o que descobriu hoje, qual filme você acha que tem uma direção de arte legal?
Fontes:
Comments