Eu já mencionei algumas vezes aspectos que ajudam a transformar um filme em um sucesso completo. Falei sobre composição fotográfica, os pôsteres e psicologia das cores. Nesta semana, vou falar sobre outros três aspectos que podem influenciar o sucesso de um filme, começando por trilhas sonoras.
As músicas podem servir como uma ótima propaganda, por serem na maioria das vezes de fácil memorização, ritmos contagiantes e, quando cumprem o papel a que se prestam, fazem a conexão imediata com o filme, eternizando-o na mente dos fãs de cinema.
Aqui estão alguns exemplos de trilha sonora marcantes que ajudaram e ainda ajudam a divulgar os filmes:
Curtindo a Vida Adoidado (1986) – Twist and Shout (The Beatles)
Basta tocar os primeiros acordes desse, que foi um hit dos Beatles em 1963, que todo mundo já se lembra do personagem Ferris Bueller dançando na parada no filme Curtindo a Vida Adoidado. Obviamente, a música não foi escrita para o filme, mas funciona como a sua maior propaganda e grande marca registrada do longa de 1986.
Titanic (1997) – My Heart Will Go On (Celine Dion)
Uma das principais lembranças que temos quando pensamos no longa de 1997 (além do Jack não conseguindo subir na porta) é a música super marcante interpretada por Celine Dion.
Ghost – Do Outro Lado Da Vida (1990) – Unchained Melody (The Righteous Brothers)
Neste filme, um clássico da Sessão da Tarde, a cena mais marcante é que contém a música Unchained Melody e os protagonistas, Demi Moore e Patrick Swayze moldam um vaso de argila. Muita gente pode até não lembrar dos detalhes do filme, mas essa cena ficou marcada.
Psicose (1960) – Tema de Psicose (Bernard Herrmann)
Cuidado! Lá vem Norman Bates! Esse é o tema de uma das cenas mais marcantes da história do cinema, o assassinato de Marion Crane em Psicose.
O Mágico de Oz (1939) – Somewhere Over The Rainbow (Judy Garland)
Provavelmente uma das músicas mais famosas da história, a trilha é parte de um clássico e até hoje a grande marca registrada não só do O Mágico de Oz, mas também da própria intérprete, Judy Garland.
Os Embalos de Sábado à Noite (1977) – Night Fever (Bee Gees)
Quando começa a tocar não só essa música, mas toda a trilha sonora desse filme, é instantâneo lembrar-se do John Travolta e os passos tão marcantes que executa durante o filme. A trilha, composta pela banda Bee Gees já foi eleita a melhor da história do cinema.
Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987) – I’ve Had The Time of My Life (Bill Medley, Jennifer Warnes)
Outro exemplo marcante de trilha sonora que cumpre a função. A música e a cena final do longa são definitivamente a parte mais marcante do filme e a primeira lembrança de quando é mencionado.
Cantando na Chuva (1952) – Singing in The Rain (Gene Kelly)
Impossível falar de trilha sonora marcante sem mencionar essa, que talvez seja o momento musical mais famoso do cinema. Você pode até não ter assistindo ao filme, mas com certeza conhece a música.
O Picolino (1935) – Cheek to Cheek (Fred Astaire, Ginger Rogers)
Mesmo com vários filmes, a coreografia mais marcante, da dupla mais marcante, é essa.
O Guarda- Costas (1992) - I Will Always Love You (Whitney Houston)
Não é originalmente de Whitney mas a música se eternizou em 1992, com o lançamento do filme.
Grease – Nos Tempos da Brilhantina (1978) – You’re The One I Want (Olivia Newton-John, John Travolta)
A trilha sonora do clássico dos anos 70 é praticamente impecável, e é a grande marca registrada.
Tarde Demais Para Esquecer (1957) – An Affair To Remember (Nat King Cole)
O clássico de 1957 (meu filme favorito, aliás) tem uma música linda e marcante e que também é usada como referência em Sintonia de Amor (1993), que era uma homenagem ao longa Tarde Demais Para Esquecer.
Bonequinha de Luxo (1961) – Moon River (Audrey Hepburn)
Além do marcante vestido longo preto, outra marca registrada que ajudou a eternizar o longa foi a música, que foi adaptada ao tom de voz da atriz Audrey Hepburn.
Nasce uma Estrela (2018) – Juntos e Shallow Now Shallow (Lady Gaga, Bradley Cooper)
A música, que ganhou inclusive o Oscar neste ano, é a marca registrada do longa e virou inclusive meme no Brasil, devido a versão de Paula Fernandes.
Tropa de Elite (2007) – Tropa de Elite (Tihuana)
A música virou uma verdadeira febre quando o filme foi lançado em 2007. Praticamente todos conheciam a letra.
Os temas de John Williams
O compositor John Williams é a pessoa viva com mais Oscars, e no ranking em geral , só perde para Walt Disney, mas não é para menos. Ele é o compositor de nada mais, nada menos que os temas de Indiana Jones (1981), Star Wars (1977), ET.: O Extraterrestre (1982), Superman (1978) e Tubarão (1975).
Momento Disney
A Disney é especialista em escolher trilhas sonoras marcantes para suas animações e live-actions. Entre eles, escolhi Can You Feel The Love Tonight (Nesta Noite o Amor Chegou) do Rei Leão (1994/2019), A Whole New World (Um Mundo Ideal) de Aladdin (1992/2019) e Let it Go (Livre Estou) de Frozen (2013).
Obviamente, ainda faltam muitos temas e trilhas marcantes, afinal, é uma lista imensa. Quais são os seus favoritos?
Fiquem atentos, porque o próximo post vai ser DELICIOSO! (pegou a dica?)
Espero que tenham gostado!
Comentarios