top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Especial Semana das Crianças – A influência da Disney na vida das crianças.

Atualizado: 10 de out. de 2019


E vamos ao segundo post da semana!

Hoje eu vou falar sobre uma empresa gigantesca, que todos nós conhecemos, e aposto que todos já viram um filme ou possuíram um produto da marca: a Disney.


O maior conglomerado de entretenimento do mundo, criada em 1923, a Walt Disney Company tem em seu catálogo de produtos praticamente tudo do mundo infantil: brinquedos, roupas, higiene, alimentação e também tem como grande fonte de renda os famosos parques, principalmente o de Orlando.


A gigante mostra que quer vender a realização de sonhos através da “magia”. E se influencia adultos, imaginem crianças? Aliás, a maior crítica sobre a Disney é de que ela pode induzir os pequenos ao consumismo extremo desde muito cedo.


As histórias produzidas e levadas as telas também tem um poder enorme de influência, segundo estudos de uma pesquisadora chamada Sarah Coyne, que ao observar algumas crianças assistindo aos famosos filmes do estúdio, percebeu que eles podem se projetar nos desenhos, o que pode afetar suas autoestimas. Também percebeu que as princesas mais antigas podem contribuir para que algumas meninas ajam de acordo com estereótipos femininos, como saber cozinhar e limpar.


As princesas da Disney reunidas em Detona Ralph 2: elas tem uma grande influência na vida das crianças.

É possível perceber que os filmes e produtos se adequam ao que a sociedade está passando no momento atual, por isso as primeiras princesas são mais conservadoras que as atuais e vai mudando também a visão de bem ou mal que transmitem para as crianças e essas mensagens são absorvidas e interpretadas como grande verdade. Como exemplo disso, existiram desenhos como propagandas na Segunda Guerra Mundial, mostravam o lado “certo” da história e incentivavam a doação para o exército americano, como no vídeo abaixo, no qual o Pato Donald tem um pesadelo em que é um nazista, mas no final, acorda feliz por estar nos Estados Unidos.




A Disney também tem um jeito muito peculiar de administrar suas empresas, mostrando que atrás de toda a magia existe uma empresa gigantesca que visa acima de tudo lucro.


Nos parques, o principal é a experiência do consumidor, com detalhes minuciosamente pensados e todos os elementos e pessoas envolvidas precisam demonstrar entusiasmo. Prezam pelo feedback e ouvem o público.



O parque da Disney em Orlando


Podemos concluir que o conjunto de estratégias empregadas pela empresa para divulgar seus filmes e produtos ajudam a influenciar as crianças a acreditar que a Disney é realmente mágica.


Espero que tenham gostado!


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page