Paris - França, 28 de dezembro de 1895.
Grand Café, às 21 horas – custo: 1 franco.
“Venha ver algo que o deixará maravilhado!” – dizia o cartaz.
Ninguém sabia muito bem do que se tratava e mesmo alguns jornalistas estavam bem receosos da invenção que os irmãos Louis e Auguste Lumière estavam prestes a mostrar, então apenas umas 30 pessoas compareceram.
Alguns especialistas afirmam que a origem do cinema é mais antiga, sendo o primeiro filme da história Roundhay Garden Scene (1888), de apenas dois segundos, dirigido pelo também francês Louis Le Prince, porém foram os irmãos Lumière que divulgaram a primeira sessão de cinema como a conhecemos hoje, com as imagens em movimento.
A partir de um aparelho até então desconhecido (o projetor de filme, criado em 1864 por Louis Ducos Du Hauron), as imagens em movimento começaram a se formar na tela: imagens dos funcionários da fábrica Lumière saindo (já coloquei esse vídeo aqui no site, quando falei sobre o primeiro filme a ser exibido no Brasil), um bebê tomando banho, um lago. Todos pareciam maravilhados, até que algo mais incrível e assustador aconteceu: um trem vinha em direção da plateia!
Pessoas se levantaram apavoradas com medo de serem atropeladas e correram para o fundo da sala, até que perceberam que o trem não iria sair da tela.
Aqui está o fatídico A Chegada de um Trem à Estação, que marcou não só aquela sessão, mas que contribuiu para revolucionar e criar a famosa sétima arte.
A sessão foi um sucesso e se a primeira tinha apenas 30 pessoas, as próximas chegavam a reunir cerca de 1500, curiosas para conhecer o invento que mudou para sempre o jeito de se contar uma história.
Esse é o primeiro post de uma nova série que inicio essa semana sobre os pioneiros do cinema, com a história interessante de como tudo começou.
Espero que tenham gostado!
Comments