top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlávia Oliveira

Documentários sobre celebridades – que estratégia de marketing genial!



Todos nós temos um ator, uma atriz, cantor, banda e filme favoritos, certo? É bem provável que pelo menos um dos seus ídolos tenha usado essa estratégia que eu irei contar hoje, que é a de ter um documentário para chamar de seu.


“Nossa, mas isso é uma estratégia de marketing? Parece uma coisa tão pessoal...” Pois é, meus queridos, é exatamente esse o ponto! Nesse tipo de filme, trabalha-se a “humanização” de um ídolo.


Pense em figuras como Marilyn, Madonna, Marlon Brando, Beyoncé, Audrey Hepburn, Taylor Swift, Elvis entre MUITOS outros que possuem documentários sobre eles. Se você já assistiu a um dos filmes do gênero, provavelmente percebeu que são mostrados os momentos de dificuldade do artista, em que ele ou ela pensou em desistir, teve que enfrentar os problemas longe dos olhos do público e da mídia. Mas também se mostra o tanto que o artista se esforça para entregar um trabalho de qualidade e a importância que dá aos fãs.


Ao criar a aura do ídolo ao redor de alguém, o grande público pode, por diversas vezes, esquecer que por trás dos hits, da fama e das capas de revista existe uma pessoa de verdade, com sentimentos, posicionamentos, gostos e uma vida própria longe das câmeras.


Você pode até pensar que essas pessoas se arriscam ao permitir que o público veja os dilemas de suas vidas privadas e os vejam em alguns de seus piores dias, mas essa estratégia traz além de uma aproximação entre o ídolo e o fã, a empatia e admiração de quem só conhece o lado famoso.


Algumas celebridades também podem usar esse tipo de mídia para ajudar na conscientização de problemas sociais que ocorrem ao seu redor, como o racismo/machismo/homofobia na indústria, a pressão por corpos perfeitos, os famosos e atuais “cancelamentos” da internet e seus posicionamentos políticos.


Obviamente, é necessário cuidado para criar esse tipo de filme, visto que estamos trabalhando com o marketing de uma pessoa. Mostrar algo totalmente oposto do que a pessoa tenta exibir ao público pode dar uma sensação de que se está sendo falsa ou forçada para alcançar a fama.


Também precisa garantir que os fatos mostrados no documentário são verdadeiros. Já pensou alguém criar toda uma narrativa de mocinho/mocinha da história, chegar uma terceira pessoa e falar: “isso é tudo mentira, eu te conheço, você me tratou mal e tal tal tal”. Constrangedor né?


Vamos conhecer alguns documentários sobre pessoas famosas?


Homecoming – Beyoncé


Miss Americana – Taylor Swift


Part of Me – Katy Perry


This is It – Michael Jackson


Whitney – Whitney Houston


Five Foot Two – Lady Gaga


Quincy – Quincy Jones


E você, gostaria de conhecer um pouco mais sobre a vida do seu artista preferido ou gosta mais de manter o relacionamento mais distante?


Espero que tenham gostado!

Fontes:


BBC Rádio 1 - https://www.facebook.com/bbcradio1/videos/2058858600905986/https://www.facebook.com/bbcradio1/videos/2058858600905986/

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page