top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Curiosidades e fatos sobre “A Lista de Schindler”

Atualizado: 28 de jun. de 2019


Cena do filme "A Lista de Schindler"

Em 1993, chegava aos cinemas o filme “A Lista de Schindler”, protagonizado por Liam Neeson e dirigido por Steven Spielberg contando a história do empresário alemão e membro do partido nazista Oskar Schindler que comovido com o Holocausto, salvou cerca de 1.200 judeus, usando o pretexto de contratá-los para trabalhar em sua fábrica. Juntei alguns fatos e curiosidades sobre esse filme que além de ser um clássico, já foi considerado um dos melhores filmes já feitos.


- Foi o filme que fez Spielberg ganhar seu único Oscar como diretor.

- Teve 12 indicações ao Oscar, dos quais ganhou 7, incluindo Melhor Filme.

- O roteiro já foi oferecido para ser dirigido por Martin Scorsese nos anos 80, mas ele recusou, falando que um diretor judeu seria mais adequado.

- Uma sobrevivente do Holocausto que estava no set chegou a tremer ao ver Ralph Fiennes vestido como Amon Goeth, tamanha semelhança com o membro do partido nazista.

- Spilberg se recusou a gravar negativos que permitissem a veiculação do filme em cores, não queria “embelezar o evento”.

- “ A Lista de Schindler” foi o TCC de Spilberg na faculdade de cinema; e ele já havia ganho seu Oscar antes da entrega do trabalho.

- É considerado o 9º melhor filme da história e Schindler, o 13º maior herói da história do cinema pelo American Film Institute.

- A intenção do filme é parecer um documentário, e não teve custos altos para produção

- A única cor (além de preto e branco) que aparece no filme é o vermelho de um casaco de uma menina, e representa o derramamento de sangue de inocentes durante o Holocausto.

- No começo e no fim do filme, velas são acesas. Elas representam a esperança.

- Spilberg conseguiu licença para gravar no campo de Auschwitz, mas decidiu não fazê-lo em respeito as vítimas.

- Nos dias mais tristes de gravação, o falecido ator Robin Williams ligava para Spilberg para contar piadas e animá-lo.

- É o ator Liam Neeson quem põe a rosa no túmulo do verdadeiro Oskar Schindler na cena final do filme.

- Colocar pedras em um túmulo, como é feito no fim do longa, é uma tradição judia.

- Este é o Pôster de divulgação do filme, que mostra uma mão em preto e branco segurando a mão da menina do casaco vermelho e ao fundo várias palavras. Era um demonstrativo que o filme retrataria um banho de sangue e os nomes daqueles que seriam salvos.



Pôster de "A Lista de Schindler"

Finalizo o post sobre esse que é um dos meus filmes favoritos com uma das minhas falas favoritas do cinema, e que vem do hebraico, do Talmud, a interpretação do Torá:


“Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro”


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page