Um dia desses, enquanto “passeava” pela internet, vi uma declaração curiosa do ator Jason Statham.
Ele afirmou que a primeira grande coreografia de luta que gostou muito foi uma interpretada pelo ator Gene Kelly em Os Três Mosqueteiros (1948). E após assistir a esse filme, procurou mais sobre o ator clássico e se interessou por filmes como Cantando na Chuva (1952) e Sinfonia em Paris (1951).
Quando li essa declaração, fiquei curiosa para saber como eram as cenas de dança e luta, tanto descrevê-las em um roteiro quanto a filmagem delas
Fiz algumas pesquisas e descobri que no primeiro momento, quando o roteiro está sendo escrito, essas cenas são descritas como todas as outras, porém, precisam de um detalhamento maior.
Segundo uma postagem do blog João Nunes, que eu vou deixar o link lá embaixo, toda cena que precisa de contato físico entre atores ou os dublês precisa ser MUITO detalhada: cada movimento que deve ser realizado, a sua duração, a intensidade, se vai ser em velocidade rápida ou lenta. O local, o clima e as falas devem se adequar ao tipo de cena que será realizada. É importante também manter bem definido o início e o fim, para que não fique “boiando” no meio do filme.
Pelo que eu li, muitos roteiristas não gostam de descrever esse tipo de cena, visto que é muito difícil que ela seja gravada inteiramente como foi planejada no roteiro, mas vale usar toda a criatividade, visto que cenas do tipo de luta ou dança não precisam ser, especificamente, verossímeis.
Essas táticas de coreografia já são muito antigas e foram criadas anteriormente para o teatro, para garantir que ninguém sairia machucado em algo que demanda muito esforço físico. A prática é muito comum para dançarinos e atores, além de ser amplamente utilizada por dublês.
É muito importante também conhecer a cultura por trás da cena que está sendo criada, até para não desrespeitar o povo que possui essa cultura.
Vamos ver algumas fotos de cenas de lutas e de danças?
Lutas:
Danças:
Você fazia ideia que dois gêneros tão diferentes poderiam estar tão relacionados?
Espero que tenham gostado!
Fontes:
Blog João Nunes https://joaonunes.com/2009/perguntas-respostas-guionismo/perguntas-respostas-como-escrever-cenas-de-danca/
Comments