top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Como o filme do Coringa ajudou a criar um novo ponto turístico em Nova Iorque.


A famosa cena do Coringa.

Atenção: Se você ainda não assistiu a esse filme, já estou avisando que soltei alguns spoilers nesse post.


Uma das coisas que eu mais falo nesse site é como a mídia no geral ajuda a divulgar produtos, ideias e no caso do post de hoje, lugares.


Caso você não tenha percebido ainda, tem um certo filme que vem gerando muitos comentários na internet: Coringa.


O longa, que conta a história de Arthur Fleck, que após sofrer todo tipo de humilhação acaba se tornando o icônico vilão do Batman, vem gerado todo tipo de análise ultimamente: pessoas criticam, achando que é um filme que pode criar comportamentos agressivos, outros acreditam que seja um meio de analisar uma pessoa com problemas mentais e pasmem, mesmo com o personagem falando que nenhuma de suas motivações tem a ver com política, algumas pessoas simplesmente o associaram a um partido.


Pipocam pelo Facebook imagens do personagem, frases do filme, memes e uma dos momentos mais marcantes: quando Arthur se transforma definitivamente em Coringa e desce uma escadaria dançando.


Foi justamente essa cena que criou um novo ponto turístico em Nova Iorque, mais especificamente no bairro do Bronx, que normalmente não era muito visitado por turistas, mas após o lançamento do filme, pessoas do mundo inteiro estão indo ao local em busca de uma foto imitando o personagem. A hasthtag #jokerstairs (traduzindo - escadas do Coringa) já ultrapassou mil publicações no Instagram e está se tornando cada vez mais popular.


Não é a primeira vez que isso acontece, aliás. Vários locais no mundo já registraram aumento no volume de turistas após aparecerem em um filme, uma série ou até mesmo em uma música: o Novo México, após aparecer na série Breaking Bad, a Croácia e a Espanha, após a série Game of Thrones , a Áustria após aparecer em A Noviça Rebelde (1965), Roma após A Princesa e o Plebeu (1953) e Quando o Coração Floresce (1955) – inclusive existindo pacotes turísticos que oferecem visitas aos lugares que os personagens estiveram. Um instituto francês chamado Atout France, especializado em turistas influenciados pelo cinema, realizou um estudo que afirma que em cerca de 61% dos casos, um filme influenciou a visita ao país, como por exemplo o Código da Vinci (2006), que impulsionou as visitas ao Louvre. Até mesmo a música Despacito, recordista de visualizações no Youtube, ajudou a aumentar as visitas a Porto Rico, país mencionado na letra.


Caso tenha interesse em visitar a escadaria do Coringa, ela está localizada entre as avenidas Shakespeare e Anderson, no bairro do Bronx em Nova Iorque. Aqui está um trecho do personagem dançando na escadaria.



Com este caso, é possível perceber a influencia do cinema na vida dos espectadores e como uma cena marcante pode servir como publicidade involuntária para todos os elementos inclusos, como objetos, vestimentas e até mesmo cenários.


Tem vontade de visitar a escadaria do Coringa? Já teve vontade de visitar algum lugar que apareceu em um filme? Eu já! Tenho vontade de visitar Petra, na Jordânia, graças ao Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), a Grécia graças a Mamma Mia (2008) e o Egito, graças aos filmes da Múmia!


Espero que tenham gostado!

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page