top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Como o cinema afetou o mundo dos sonhos



Você já sonhou com algum filme? Personagem? Ator?


Caso a resposta seja sim, saiba que é muito comum e existe inclusive um estudo que aborda a influência do cinema no mundo dos sonhos.


A pesquisa foi realizada por uma psicóloga chamada Eva Murzyn, da Universidade de Dundee, no Reino Unido.


Estima-se que entre 1915 e 1950, onde a maior parte dos filmes exibidos no cinema e no início da televisão eram em preto e branco, cerca de 75% da população tinha sonhos monocromáticos, porém, com a popularização do cinema e televisão à cores, nas décadas de 60 e 70, a porcentagem caiu e 85% já sonhavam colorido.



Será que a Audrey Hepburn estava sonhando em preto e branco? hahaha Cena de A Princesa e o Plebeu (1953)

Para provar a teoria, a psicóloga reuniu um grupo de pessoas, metade com menos de 25 anos e a outra metade com mais de 55 anos, ou seja, que possivelmente tiveram contato com televisão e cinema preto e branco.


Durante o estudo, ela comprovou que cerca de 25% dos maiores de 55 anos tiveram ou ainda têm sonhos em preto e branco, enquanto na parcela dos menores de 25 anos tiveram uma porcentagem de 4,4%.


Uma das explicações para esse fato é que, de tanto se envolver com as histórias e os personagens dos filmes, os espectadores acabam absorvendo a mensagem de uma maneira tão forte que seus subconscientes acabam recriando as imagens com as cores que foram originalmente mostradas.


A psicóloga, porém, não consegue confirmar se os sonhos são realmente em preto e branco ou se o cinema e a televisão influenciaram tanto que a mente se lembra do sonho como monocromático.


E você, já teve um sonho em preto e branco?


Espero que tenham gostado!

Fontes dos dados:

G1

Uptade or Die

Folha de São Paulo

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page