Lançado em 1941, Cidadão Kane é amplamente considerado o melhor filme de todos os tempos.
Já ouviu falar do longa mas não faz a menor ideia do que se trata?
Aqui tem alguns fatos e curiosidades do filme:
- Conta a história do magnata da imprensa Charles Foster Kane e a busca de jornalista para decifrar sua misteriosa última palavra, “Rosebud”. Ele descobre os altos e baixos na vida de Kane, entrevistando amigos e ex-esposas dele.
- Além de diretor, Orson Welles também é o ator principal. Ele tinha apenas 25 anos e nunca tinha trabalhado com cinema antes disso. Também foi o primeiro filme de Joseph Cotten, amigo e parceiro de longa data de Welles.
- O diretor/ator recebeu carta branca do estúdio para fazer tudo que queria do filme, graças a grande repercussão que sua transmissão de rádio de “Guerra dos Mundos” causou. Já contei essa história aqui no site: https://flaviamoliveira.wixsite.com/marketingcinemaacao/post/orson-welles-e-a-transmiss%C3%A3o-de-guerra-dos-mundos
- O longa foi baseado na vida do magnata William Randolph Hearst, que ficou furioso com Welles, acusando-o de ser comunista (o que poderia acabar com a carreira de Welles). Hearst também supostamente armou uma cilada para o ator, pagando para que uma mulher nua pulasse em seu colo no seu quarto de hotel, enquanto um fotógrafo a espreita registraria o momento. Ciente da “pegadinha”, Orson Welles não foi para seu quarto naquela noite.
- Porém, 74 anos depois do lançamento do filme, ele foi exibido no Hearst Castle, casa do magnata . A casa dele também foi inspiração para a casa de Kane no filme, Xanadu. Foram 60 ingressos vendidos por 1000 dólares.
- A perseguição que Welles recebeu fez com que ele morasse aqui no Brasil alguns anos. Ele se tornou um grande amigo de Grande Otelo, quem elegeu como ator brasileiro favorito.
- O filme é inovador em vários aspectos: enquadramento, cenografia, usando perfeitamente o som e imagem. É como se em cada cena fosse mostrado para onde o espectador precisa olhar, o que era inédito para a época.
- Foi o filme que aperfeiçoou a técnica conhecida como profundidade de campo, que significava manter o foco em todos os elementos da cena, mesmo que estejam no centro ou em segundo plano.
- Orson Welles assistiu ao filme No Tempo das Diligências (1939) pelo menos 40 vezes enquanto fazia Cidadão Kane, para aprender as táticas de filmagem do diretor John Ford. Ironicamente, Welles não só perdeu o Oscar de Melhor Diretor para Ford (em Como Era Verde o Meu Vale) como Cidadão Kane perdeu o Oscar de Melhor Filme para Como Era Verde o Meu Vale.
- Por incrível que pareça, o filme não foi sucesso de bilheteria nem de crítica entre os membros da Academia da época. Perdeu 8 dos 9 Oscares a que foi indicado, recebendo apenas o troféu por melhor roteiro original. Só ganhou o título de clássico no meio da década de 50.
- “Rosebud” é considerada a 17ª fala mais impactante da história do cinema.
- Falando sobre os cartazes da época: Welles deixou seu nome por último nos créditos. Infelizmente não consegui achar o cartaz original, mas se você reparar nesse que encontrei, os créditos de Orson Welles são apenas como diretor:
- No prólogo do filme, é possível encontrar a frase “A maioria dos atores principais de Cidadão Kane são novos no cinema. O Mercury Theatre se orgulha em apresentá-los”
- Achei o primeiro trailer do filme, e achei muito interessante. No vídeo, Orson Welles apresenta seus companheiros de cena e fala brevemente sobre Charles Foster Kane, mas seu rosto não aparece em momento algum. Desperta a curiosidade para conhecer mais sobre a figura.
Com certeza ele merece o título que tem, pois era inovador em diversos aspectos e muito marcante.
Você já assistiu a esse filme? Se nunca assistiu, ficou curioso? Quer saber o que significa Rosebud?
Espero que tenham gostado!
Commenti