top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

China – o futuro do mercado cinematográfico.


Hoje vamos falar sobre tendências do mercado cinematográfico!

Durante essa semana, falei sobre dois grandes mercados cinematográficos, Hollywood e Bollywood, super tradicionais e reconhecidos.


Hoje eu vou falar sobre o mercado do futuro: o da China.


Em 2018, a China arrecadou cerca de 4,7 bilhões de dólares em bilheteria, o que corresponde a cerca de 0,34% do PIB do país. Até mesmo as vendas de pipoca tiveram um boom: 63 milhões de dólares


Segundo estudos da empresa de consultoria Delloite, em 2020, o mercado cinematográfico chinês superará o americano tanto em público quanto em bilheteria e se tornará o maior do mundo, mas o que aconteceu para esse aumento tão grande?


O cinema chinês começou em 1896 e teve a primeira produção nacional em 1905, chamada Dingjun Shan e os filmes sonoros chegaram em 1931 com o longa Sing-Song Girl Peony. Durante os anos 30, as produções chinesas tinham como tema principal as disputas entre os comunistas e os nacionalistas. Com a Invasão Japonesa (1937-1945) e a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), pelo país estar sob o controle dos japoneses, as produções reduziram exponencialmente e a Vitória Comunista (1949) foi a responsável pelo incentivo para os filmes, mesmo que vários longas (nacionais e internacionais) tenham sido censurados na época.


Voltando para o século XXI, a indústria cinematográfica chinesa continua possuindo um grande incentivo do governo e do Partido Comunista Chinês, para crescer cada vez mais. Quem faz todas as regulamentações do cinema é o Departamento de Propaganda do Comitê Central do Partido.


Entre as estratégias para o crescimento da indústria, além do incentivo governamental, pode-se citar a valorização dos mercados internos e produtores nacionais, principalmente dos equipamentos necessários para a produção, distribuição, venda de direitos, locação e construção de estúdios. O imposto para esses produtores não ultrapassa os 15%. Na China, a produtora também pode distribuir e exibir o filme, o que em Hollywood é proibido por ser considerado monopólio.


Também houve uma outra estratégia poderosa: durante cerca de 20 anos, as produções eram mais escassas, pois a indústria estava “estudando” e analisando o mercado, procurando oferecer um entretenimento em massa (o que é interessantíssimo, visto que a China é o país mais populoso do mundo, com cerca de 1.386 bilhão de pessoas). Logo, quando o produto foi finalmente oferecido, a procura aumentou e a produção foi crescendo absurdamente.


Mesmo as produções hollywoodianas tem interesse em parcerias com o grande mercado, visto que a China tem mostrado influência em vários longas, que fizeram mais sucesso no país do que mundialmente, tal qual os Rota de Fuga (2013), Warcraft (2016) e Truque de Mestre – O Segundo Ato (2016). Mesmo Vingadores: Ultimato (2019) conseguiu uma bilheteria gigantesca no país, arrecadando US$ 4,241 bilhões de dólares, ocupando a 4º maior bilheteria da história da China. O primeiro longa é Lobo Guerreiro 2 (2017), uma produção nacional que arrecadou US$ 5,679 bilhões.



Lobo Guerreiro 2 - o filme de maior bilheteria da China.

Aqui na Wikipédia, disponibilizaram a lista dos filmes que mais arrecadaram no país. Percebam como a maioria dos filmes são produções chinesas e que o filme mais velho da lista é de 2009, que foi o Avatar, que é uma produção americana. A lista ajuda a confirmar o que os especialistas vem afirmando. Está disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_filmes_de_maior_bilheteria_na_China


Para divulgação dos longas, os estúdios investem pesado na internet, visto que a China possui cerca de 40% dos internautas do mundo inteiro e 50% de toda a publicidade do país é feita para as mídias digitais.


Esse post é um grande exemplo do como um marketing bem executado pode auxiliar no crescimento de uma indústria. Estratégias bem utilizadas, paciência e investimento foram essenciais para o crescimento do mercado cinematográfico chinês, que vem superando mercados tradicionais e tende a chegar ao topo.


Espero que tenham gostado!


Fontes dos dados (e para quem quiser conhecer mais) :


Revista Exame -Abertura, pipoca e Michael Douglas: o surreal mercado de cinema na China

Blog China Link - Cinema na China: A importância do mercado chinês para Hollywood

China Vistos – Mercado Audiovisual Chinês: influência cultural pelo mundo.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page