top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlávia Oliveira

A influência da epidemia do Coronavírus no cinema e no marketing



Não é segredo para ninguém que o Coronavírus, a epidemia que teve início no final de dezembro do ano passado em Wuhan – China e se propagou rapidamente pelo mundo, está assustando e desestabilizando setores mundiais, como a economia.


Hoje no meu site eu vou falar sobre o impacto da nova doença no cinema e no marketing.


Cinema

Daniel Craig como James Bond em "Sem Tempo Para Morrer".

Recentemente, falei aqui no site sobre o impacto da China no mercado cinematográfico (caso não lembrem, era previsto inclusive que a China ultrapassasse os Estados Unidos como o maior mercado do mundo nesse ano). No momento, todas as salas estão fechadas. Pensando não apenas no prejuízo mas também para evitar grandes aglomerações e uma proliferação maior ainda da doença, alguns filmes, como o novo longa do James Bond, Sem Tempo Para Morrer, tiveram as estreias adiadas no mundo inteiro. Já o live-action de Mulan teve a estreia nos Estados Unidos mantida, enquanto foi adiado apenas na China. Porém, como o aumento nos casos nos EUA, a bilheteria poderá ser um grande fiasco para a Disney.


Não só apenas filmes estão sendo cancelados ou adiados. Festivais como o Festival de Genebra e cerimônias como o “Oscar” de Bollywood não tiveram nenhum público e mesmo Cannes, um dos maiores festivais do mundo pode ter sua data alterada.


Até a logística de filmagem está sendo influenciada. O novo Missão Impossível, por exemplo teve suas filmagens interrompidas por ter locações na Itália, o país europeu com mais casos no momento.


Mesmo as maiores empresas ligadas aos filmes estão pedindo aos funcionários para adiarem suas viagens para os países com maior incidência da doença.


Marketing

O evento SXSW foi um dos cancelados graças à epidemia.

No marketing, as discussões sobre o COVID-19 também estão no topo da lista, enquanto grandes eventos como o SXSW, o maior evento de inovações do mundo e um grande atrativo para o mundo publicitário, sendo cancelados. Houve também uma grande alteração na demanda, visto que vários produtos estão se esgotando (SEM NECESSIDADE) das prateleiras e lojas online. Os e-commerces aliás, estão conseguindo um grande aumento nas vendas. Outra grande tendência é o aumento do home-office, ou seja, trabalhar em casa para evitar aglomerações. Redes como Facebook e Amazon estão vigiando anunciantes que estão usando a epidemia para aumentar vertiginosamente os preços dos produtos. Ah, e a notícia que a cerveja Corona estaria tendo uma grande queda nos compradores por conta do nome é Fake News , ok?



O medo é natural, afinal, ninguém esperava uma possível pandemia em 2020. Porém não podemos permitir que o pânico e o principal, a ignorância, tomem conta de nossas ações. Mas também não podemos simplesmente fingir que nada está acontecendo e que está tudo bem. A doença existe, é super contagiosa e apesar do baixo índice de mortalidade, pode matar.


Tomem cuidado, tomem as precauções necessárias, que eu vou deixar aqui - https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus - não divulguem notícias alarmistas sem antes checar a fonte e façam sua parte!


Espero que tenham gostado!


Fontes:






43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page