Ontem, dia 24 de dezembro de 2020, A Felicidade Não Se Compra foi eleito como o melhor filme de Natal de todos os tempos (link no fim do texto) e foi eleito o filme mais inspirador da história do cinema segundo o American Film Institute. Mas você sabe como ele influenciou os filmes pós guerra e como revitalizou a carreira do James Stewart?
Essa é a história do dia!
Agora eu vou dar uma breve sinopse do filme, mas se você não assistiu e não quer spoilers, pula para a próxima parte, ok?
SINOPSE:
George Bailey é um homem que sempre abriu mão dos próprios sonhos para ajudar aos outros, mas acaba chegando ao fim da linha. Ao cogitar se suicidar, ele recebe a visita de seu anjo Clarence. George então tem a possibilidade de ver como o mundo seria se ele nunca tivesse existido. Será que ele vai gostar do que viu?
FIM DA SINOPSE
O filme foi dirigido por Frank Capra e foi lançado em 1946, foi indicado a 6 Oscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para o James Stewart. Apesar disso, fracassou na bilheteria e acabou caindo em domínio público nos anos 70. Foi nessa época em que começou a ser transmitido repetidamente, até que se tornou um clássico e uma tradição anual.
Com toda a certeza, o grande destaque do filme é a atuação do James Stewart. Sua performance foi tão poderosa que em uma determinada cena que George Bailey está implorando para Deus uma ajuda para encontrar a tal luz no fim do túnel , não estava programado que o personagem começasse a chorar, mas Jimmy não conseguiu se segurar e caiu no choro. O ator afirmou em uma entrevista de 1987 que ele sentiu a dor,a solidão e a falta de esperança das pessoas que não tem nenhum lugar para ir e seus olhos se encheram de lágrimas e ele desabou.
Vale lembrar que o filme foi lançado apenas um ano após o fim da guerra, e que MUITAS pessoas se sentiam dessa mesma forma que o personagem George Bailey. A Felicidade Não se Compra é um filme natalino, mas sua mensagem não perde nem um pouco de força se assistido em outras épocas do ano. Não importa o que aconteça, não perca a esperança nunca.
O próprio James Stewart não passava por uma boa fase em sua vida. O ator com mais condecorações do exército norte americano, ele foi lutar na Segunda Guerra Mundial logo após receber seu Oscar de Melhor Ator por Núpcias de Escândalo (1940). Quando retornou para os Estados Unidos, era outro homem: mais envelhecido, triste, traumatizado, não dormia (e quando dormia tinha pesadelos constantes), não comia.
Ele não falava com ninguém sobre o que havia acontecido na guerra, mas é sabido que em uma determinada missão em que ele participou, cerca de 170 soldados morreram de uma só vez. Ele conhecia quase todos. Tinha todos os sintomas de estresse pós traumático, condição que só passou a ser estudada em soldados após a Guerra do Vietnã. Ele pensava que sua carreira no cinema estava acabada, até que o papel de George Bailey lhe foi oferecido. James Stewart agarrou-se ao papel com suas duas mãos e foi uma de suas melhores decisões: sua carreira foi recuperada e seguiu o rumo que conhecemos hoje.
Como eu já havia postado A Felicidade Não Se Compra como Dica do Dia não pretendia me estender mais no assunto, porém quando li essa história, soube que deveria postar. Não apenas por ser Natal, não por ser um dos meus filmes favoritos com um dos meus atores favoritos. É a mensagem que me interessa mais: não perca a esperança, você é importante e um ato, por mais simples que pareça, pode sim fazer a diferença.
Não se desespere: no final, tudo vai dar certo e se lembre de duas coisas, citações do filme:
“A vida de um homem toca tantas outras vidas que quando ele não está, deixa um buraco enorme.”
e
“Nenhum homem é um fracasso quando tem amigos”
Feliz Natal!
Espero que tenham gostado!
Fontes:
Radio Times - https://www.radiotimes.com/movies/2020-12-24/its-a-wonderful-life-best-christmas-movie-exclusive/
Comments