Se você assistir a filmes de diversas épocas, vai reparar mudanças no jeito de ver a sociedade e pode perceber que em alguns filmes, mesmo mais inocentes como Dumbo, Aristogatas ou a Dama e o Vagabundo podem conter algum tipo de preconceito.
Com o lançamento da nova plataforma de streaming da Disney, a Disney +, a gigante do entretenimento decidiu colocar avisos antes dos filmes, para avisar que são exibidos exatamente como foram criados, e por isso podem conter algum tipo de representação cultural ou racial desatualizada e/ou ultrapassada.
O único filme que a empresa realmente se recusa a divulgar ou colocar na plataforma é A Canção do Sul (1946), na qual um homem negro contando histórias para crianças. Até mesmo o CEO da empresa , Bob Iger afirma que o filme é “bastante racista”.
Elogiada por muitos espectadores, a medida tenta mostrar que a Disney está assumindo uma responsabilidade não só de avisar os consumidores, que estão cada vez mais atentos e engajados em causas como representatividade, mas também de admitir atos problemáticos do passado.
A Warner Bros também tem um aviso desse tipo antes de seus famosos desenhos. O recado é ainda mais interessante:
Os desenhos que você está prestes a ver são produtos de seu tempo. Eles podem representar alguns dos preconceitos étnicos e raciais que eram comuns na sociedade americana. Essas representações estavam erradas na época e estão erradas hoje. Embora o que vem a seguir não represente a visão da Warner Bros da sociedade de hoje, esses desenhos serão apresentados como foram criados originalmente, porque fazer o contrário seria o mesmo que alegar que esses preconceitos nunca existiram.
Por mais que muitas pessoas acreditem que não se pode julgar um filme, um livro ou uma música antiga pelos valores de agora, esses avisos tem a função de despertar o senso crítico do espectador e fazê-lo analisar os meios diferentes de representação cultural e racial ao longo da história do cinema e o quanto de preconceito existe em cada uma delas. Não esconder na gaveta, nem exaltar os filmes e falar que está tudo bem do jeito que foram criados, mas sim entender e conscientizar.
Espero que tenham gostado!
Comments