ATENÇÃO: Esse post pode conter spoilers de Vingadores: Ultimato (2019) e Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Quase dez anos depois da estreia da personagem Viúva Negra no filme Homem de Ferro 2 (2010), em 2020 chega aos cinemas o filme que conta mais sobre o passado da ex-espiã russa Natasha Romanoff, interpretada pela atriz Scarlett Johansson.
Porém no último filme que Natasha apareceu, Vingadores: Ultimato (2019), a personagem se sacrificou para salvar o Gavião Arqueiro e conseguir a jóia da alma, para que os Vingadores conseguissem trazer de volta a metade do universo que Thanos extinguiu no final de Guerra Infinita (2018).
Mas o principal é: se Natasha está morta, como irá voltar?
Na semana passada, na CXXP em São Paulo, o diretor da Marvel, Kevin Feige falou um pouco mais da personagem, do filme e da passagem a qual a história do longa se passa, entre os episódios narrados em Capitão América: Guerra Civil (2016) e Guerra Infinita (2018), ou seja, enquanto Natasha era uma fugitiva do governo americano. Feige também ressaltou a importância da personagem que segundo ele, foi a grande responsável por salvar o mundo em Ultimato e ainda afirmou que graças ao seu filme solo, será possível entender todas as ações da personagem nos últimos dois filmes.
O desenvolvimento da personagem em Ultimato irritou alguns espectadores, que afirmaram que ela nunca teve destaque o suficiente e que sua morte só foi usada para impulsionar o enredo do filme, logo, algo no filme Viúva Negra (2020) fará referência para explicar a cena que causou as críticas.
Aliás, afirmar que um filme novo trará explicações sobre filmes anteriores já é uma estratégia de marketing, afinal, o que precisa ser explicado por ter passado batido pela maior parte do público?
O modo misterioso que abordaram a origem da personagem no Universo Cinematográfico Marvel , com frases e palavras chave, como Budapeste e cenas do passado, como aulas de tiro e ballet na juventude também podem servir como um modo de divulgar o filme, instigando a conhecer mais sobre a história de uma personagem que já é vista pelos últimos 10 anos.
A curiosidade é a peça chave para a divulgação do longa, como mostra o trailer e o cartaz divulgados nesta semana, mostrando poucos detalhes e alguns novos personagens, mas afirmando que o filme trata do passado desconhecido da Viúva Negra:
Eu já comentei mais de uma vez o quanto acho o marketing que a Marvel faz em seus filmes é inteligente e instiga a curiosidade e acredito que a divulgação de Viúva Negra está fazendo esse caminho também, com poucos detalhes e focado no público fiel que já conhece pelo menos um pouco da trajetória de Natasha Romanoff.
Espero que tenham gostado!
Comments