Para divulgar um novo filme que será exibido no cinema, existe uma peça fundamental para ajudar na tarefa de mostrá-lo ao mundo: os trailers. E esse será o tema do post de hoje do site.
Um trailer é um pequeno vídeo usado para divulgar um filme, uma série, um jogo ou qualquer outro tipo de publicação. Geralmente mostra cenas cuidadosamente escolhidas com frases de efeitos com um narrador incentivando o público a assistir o filme.
O termo foi criado nos Estados Unidos, na época em que eram originalmente exibidos no final do filme (o que fazia com que poucas pessoas ficassem para assisti-los, portanto passaram a ser exibidos antes dos filmes) e o primeiro que se tem notícia é de 1913, quando um pequeno trecho do filme The Adventures of Kathlyn foi exibido para atrair espectadores.
A principal intenção desse tipo de peça publicitária é atrair o público e gerar curiosidade, assim aumentando o número da audiência e consequentemente, da receita gerada pelo longa. São feitos pelas distribuidoras e são vendidos aos cinemas para que a exibição seja feita.
É um grande desafio criar uma peça deste formato, visto que em pouquíssimos minutos, é necessário inserir os nomes dos principais atores, os estúdios, a premissa do filme e algum ponto alto, tudo isso sem revelar spoilers, além de finalizá-lo com uma imagem ou fala marcante.
Uma boa criação neste sentido conseguirá criar curiosidade o suficiente para fazer com que novas pessoas queiram conhecer o filme e os espectadores que já queriam assisti-lo ficarem mais curiosos.
Em alguns casos, os trailers podem até “enganar” os espectadores, querendo mostrar o filme como algo maravilhoso e no final, ser uma grande decepção.
Aqui estão alguns exemplos de trailers:
Star Wars: O Império Contra Ataca (1980)
... E o Vento Levou (1939)
Doutor Sono (2019)
Coringa (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
John Wick - Capítulo 3
Mistério no Mediterrâneo (2019)
Você já assistiu a um filme graças ao trailer? Ou esperava muito de um filme graças ao trailer e acabou se decepcionando?
Espero que gostem!
Comments