top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlávia Oliveira

Série Especial Mulheres – Hedy Lamarr


No próximo domingo, dia 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, então todos os posts dessa semana vão falar das mulheres.


Vamos começar falando de uma mulher notável!


Hedwig Eva Marie Kiesler nasceu em 9 de novembro de 1914, em Viena – Áustria. Nos anos 40, ganhou fama em Hollywood com o nome artístico de Hedy Lamarr. Entre seus filmes de sucesso estão Sansão e Dalila (1949), Fruto Proibido (1940), Ziegfeld Girl (1941) e Êxtase (1933), o primeiro filme a mostrar nudez feminina. Trabalhou com nomes famosos como Clark Gable, Spencer Tracy e Judy Garland. Foi uma das inspirações para o desenho da Branca de Neve. Já foi considerada a mulher mais bonita das telonas. Uma carreira interessante, não é mesmo?

Hedy em Ziegfeld Girl (1941)

Porém seu maior legado não viria do cinema.


Seu celular tem a tecnologia do Wi-Fi? Bluetooth? Agradeça a ela!


Muito curiosa desde pequena, Hedy Lamarr foi casada com um fabricante de armas alemão, de quem fugiu quando percebeu sua associação com o nazismo. Durante seu casamento, ela reparou que era muito simples uma pessoa bloquear o sinal contínuo que era usado para controlar mísseis.


Em 1940, ao lado do pianista George Antheil , descobriu em uma brincadeira no piano que duas pessoas podiam conversar entre si mudando o canal de comunicação com frequência, desde que o mudassem ao mesmo tempo .


Logo, criaram um aparelho de interferência em rádio para despistar os radares nazistas. O projeto foi oferecido para o governo americano em 1941, mas foi recusado por ser muito difícil de realizar. Só foi utilizado em 1962, por tropas militares em Cuba, quando a patente já havia expirado. A invenção foi utilizada como base da tecnologia moderna, em computação e nos celulares.


Hedy, hoje conhecida como a “mãe da telefonia moderna” não foi reconhecida ou remunerada por sua invenção até 1997, quando recebeu o EFF Pioneer Award e menção honrosa do governo dos Estados Unidos.


Ela fez seu último filme em 1958 e faleceu em 18 de janeiro de 2000, aos 85 anos. Desde 2014, ela faz parte do National Inventors Hall of Fame e a data de seu aniversário, 9 de novembro, é considerado o dia do inventor na Alemanha.


Infelizmente, não chegou a ver o poder de sua criação no mundo moderno. Mas nós vemos e utilizamos todos os dias. Hedy Lamarr merece ser homenageada e celebrada, foi uma grande mulher!

Hedy Lamarr, uma grande inventora.

Espero que tenham gostado!


Fonte:



73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page