Vamos começar mais uma série no site, dessa vez o tema é o Carnaval!
Em 1959 chegava aos cinemas O Orfeu do Carnaval, também chamado de Orfeu Negro, dirigido por Marcel Camus e ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro daquele ano, porém, como o diretor era francês o prêmio foi para a França.
Apesar do Oscar não tem ficado no Brasil, o longa-metragem mudou para sempre a imagem do cinema brasileiro no mundo.
Estrelado por Breno Mello e Marpessa Dawn, o filme é inspirado na peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, que por sua vez é inspirada na mitologia grega.
A história se passa em uma favela no Rio de Janeiro na época do Carnaval, quando o motorista e músico Orfeu conhece e se apaixona por Eurídice, que veio fugida do Nordeste para a favela. O romance irrita a ex-noiva dele, Mira. Toda a história é acompanhada de perto pela morte.
Apesar de não ter sido muito popular aqui no Brasil, o filme foi muito bem recebido pela mídia internacional e é comentado e elogiado até hoje, principalmente pelo fato de nenhum dos personagens negros do filme, especialmente os protagonistas, não serem estereotipados. Até mesmo o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama elogiou o filme e afirmou que era o favorito de sua mãe.
Confira agora algumas fotos, cartazes e a música tema do filme, Manhã de Carnaval, composta por Vinícius de Moraes.
Percebam que enquanto o cartaz mostra que o filme se passa na época do Carnaval, também faz referência à Mitologia Grega em que a história é inspirada.
Eu já afirmei algumas vezes que os brasileiros deveriam valorizar mais a cultura nacional, pois encontrarão histórias maravilhosas e não existe época melhor para se conhecer mais o Brasil que o Carnaval!
Espero que tenham gostado!
Fontes –
Comments