top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Semana Especial de Halloween - Tabuleiro Ouija no Cinema


Segundo post da série sobre o Halloween!

Continuando a série de posts sobre o Halloween, hoje eu vou falar sobre um item que tem sido o grande protagonista dos filmes de terror e motivo de medo para alguns: o Tabuleiro Ouija.


Para quem não conhece o artefato: é um tabuleiro com letras e números que permite que você entre em contato com o mundo dos mortos. Ligado ao espiritismo, especula-se que o tabuleiro tenha sido criado no século XIX, visto que eram comuns nas sessões espíritas e com os médiuns.


Os tabuleiros para “falar com os mortos” sempre foram populares nos Estados Unidos, mas foi só em 1890 que o empresário Elijah Bond vendeu o primeiro Ouija. Seu funcionário, chamado William Fuld começou a produzir suas próprias tábuas e é conhecido hoje como o homem que popularizou o produto.


Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o tabuleiro se popularizou mais ainda, visto que as pessoas queriam entrar em contato com entes queridos que haviam falecido. Neste contexto, então, o Papa Pio X escreveu um livro sobre os perigos do tabuleiro, tornando-o um objeto pagão para os cristãos. E em 1940, foi banido da Associação Nacional do Espiritualismo.


As regras do jogo:


O tabuleiro Ouija

- Não jogue sozinho (pois a falta de jogadores vai fazer com que os espíritos atormentem a pessoa) ou em um cemitério.

- Espere anoitecer, apague as luzes, acenda velas e incenso. Se quiser falar com alguém especificamente, coloque itens da pessoa sobre o tabuleiro.

- Eleja uma pessoa para ser o porta-voz. Organize os jogadores ao redor do tabuleiro de modo que facilite a leitura da mensagem.

- Todos colocam os dedos indicador e médio na prancheta. Coloque a peça na letra G. Pode demorar para começar a se mexer. Se demorar muito, comece a mover a peça em círculos.

- Comece com perguntas simples e vá aumentando a complexidade aos poucos. Todos precisam se concentrar. É recomendado anotar as informações.

- Para terminar o jogo é preciso dizer adeus.

- Pode ser que o espírito tenha comportamentos estranhos, como fazer com que a peça passe pelos quatro cantos do tabuleiro (que significa que tem um espírito maligno) ou repetir um movimento em 8 (que significa que o espírito maligno está no comando). Isso quer dizer que o espírito quer escapar do tabuleiro e os jogadores podem ser atormentados durante um bom tempo.

- Para encerrar o assunto, vire o tabuleiro de cabeça para baixo ou conte de Z a A ou de 9 a 0



No livro Pseudociência e o Paranormal, de 1988, um professor de neurologia chamado Terence Hines, afirmou que os movimentos causados pela prancha são movimentos involuntários e sugestionáveis e causa a ilusão de estar se movendo sozinho.


Um dos primeiros filmes a fazer uma abordagem “demoníaca” do Ouija foi o clássico de 1973, O Exorcista.


Além do longa, abordam o tema:


Cartaz de Ouija - O Jogo dos Espíritos (2014)

- Espírito Assassino (1986)

- A Maldição de Ouija (1988)

- O Jogo dos Espíritos (2002)

- Ouija – O Jogo dos Espíritos (2014)

- Ouija – A Origem do Mal (2016)


Os dois últimos são os mais populares, mas não há dúvidas de que todos esses filmes ajudaram a criar e perpetuar uma imagem do tabuleiro como algo maligno e demoníaco, o que é totalmente oposto a intenção inicial do produto. Atualmente, quem possui a patente do jogo é a marca Hasbro e estima-se que já tenham sido vendidas mais de 25 milhões de unidades até hoje.


Você acredita que os espíritos realmente se comuniquem através do Ouija ou acha que é só mais uma lenda urbana? Teria coragem de testar?


Espero que tenham gostado!


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page