Erroneamente, associamos Avatar (2009) ao título de primeiro filme em 3D, mas não é bem assim...
Apesar de parecer algo tão moderno, na verdade, a tecnologia 3D nos cinemas é muito antiga: surgiu em 1922, no filme The Power of Love (infelizmente, um filme perdido). Apesar de ter efeitos muito simples comparados aos atuais já possuía a mesma base: separar as cores azul e vermelha para dar profundidade.
Não fez sucesso nenhum na época, e só teve duas exibições no formato.
Nos anos 50, a Warner tentou novamente com O Museu de Cera e a Disney com Melody, mas novamente, apesar de um interesse primário pelo assunto, o público rapidamente perdeu o interesse, pois era muito mais caro que o cinema em 2D e a TV estava em ascensão na época.
A tecnologia continuou a ser aprimorada e no final dos anos 80/ começo dos anos 90 era utilizada em parques de diversão, da Disney e da Universal.
Com a chegada do século XXI, o 3D passou a ser utilizado em filmes de modo amplo, visto que os estúdios viram o potencial financeiro do recurso. O filme Superman – O retorno, foi o primeiro filme filmado completamente em 2D e depois convertido em 3D. O primeiro filme em 3D nacional foi Se puder, dirija.
Muita coisa mudou em 2009, quando Avatar foi lançado após quase 15 anos da espera do diretor James Cameron, que aguardava o surgimento da tecnologia que transformaria seu filme em algo inovador. Foi o primeiro filme 3D legendado a chegar ao Brasil e mantém até hoje o recorde de maior bilheteria de todos os tempos. A tecnologia 3D do Avatar também foi a base das peças promocionais do filme, que prometiam uma experiência nova ao espectador.
Para a continuação do filme, Cameron começa a divulgar uma experiência mais inovadora ainda: promete que Avatar 2 será um filme 3D sem óculos, uma tecnologia feita a partir de imagens de resolução altíssima. Ele falou
“Quero fazer eles comprarem essa ideia. Gosto do 3D, mas precisamos melhorá-lo com projeções mais brilhantes. E eu quero lançar meus próximos filmes com a tecnologia que não precisa de óculos para que a imagem se torne 3D. Estamos chegando lá”
Será que Avatar 2 supera a popularidade e bilheteria de seu antecessor? Ficamos na espera. Estreia em dezembro de 2021.
E você? Gosta de cinema 3D ou prefere o tradicional 2D?
Comentarios