No MCA, geralmente coloco alguns dos filmes mais reconhecidos pela crítica: vencedores do Oscar, clássicos Cult, sucessos de público.
Então, que tal se hoje eu contasse para vocês a história daquele que é considerado "o pior filme de todos os tempos"?
Aproveitando que estamos na Spooky Season pertinho do Halloween, vou contar sobre um filme estrelado por Bela Lugosi (não dá para falar de Halloween sem falar dele, certo?). O último filme dele, para ser um pouco mais específica...
Nosso filme de hoje é Plano 9 do Espaço Sideral (1957) dirigido por Ed Wood, que já foi considerado como o pior diretor de todos os tempos. Inclusive, existe um filme de 1994 dirigido por Tim Burton contando sobre o diretor e os bastidores desse clássico trash cult meio estranho.
Com uma sinopse que mistura alienígenas, zumbis e vampiros, o filme é uma verdadeira bagunça: para começar, Bela Lugosi havia falecido logo no início das gravações. Com filmes polêmicos e sem apoio ou incentivo, Ed Wood não poderia retirar o nome de Lugosi dos créditos, visto que era a única coisa que trazia um pouco de credibilidade ao filme. Eis que surge a solução: contratar um dublê (que era mais alto que Bela Lugosi) e fazê-lo cobrir a cara com uma capa de vampiro em cada cena para que as pessoas não percebessem que era outra pessoa. Também foram incluídas no filme gravações do ator de outros filmes, que segundo o diretor, era uma homenagem ao grande amigo que havia perdido.
A atriz que interpretou Vampira odiou tanto os diálogos que só concordou em atuar se não precisasse falar uma linha sequer. E assim foi. Ela também contou que precisava arrumar seu figurino e maquiagem em casa para poder gravar o filme.
Os efeitos eram péssimos, os túmulos feitos de papelão, naves espaciais feitas com brinquedos, elementos do set sendo reutilizados várias vezes...O filme é cheio de "defeitos especiais". No total, foram duas semanas para escrever o roteiro e um pouco mais de 6 dias para concluir as filmagens.
Por mais que os atores achassem que aquele era o "pior filme existente", Ed Wood considerava seu maior orgulho e feito cinematográfico.
Na época de seu lançamento, não fez nenhum tipo de sucesso, mas bastou que um crítico de cinema falasse que esse era "o pior filme de todos os tempos" para que vários cinéfilos curiosos passassem a assistir.
Mesmo com tantos defeitos, ainda é uma experiência divertida também é interessante conhecer um pouco mais sobre essa história.
Vocês podem achar o filme no YouTube: https://youtu.be/J41HceDcJvA e assim poderão assistir e me contar se concordam com a afirmação de que esse é o pior filme de todos os tempos.
E aí, gostou da história?
Comments