Neste domingo, dia 02 de fevereiro, ocorrerá a 54ª edição do Super Bowl, que também comemora a 100ª temporada da NFL, a liga de futebol americano. O evento será realizado no Sun Life Stadium, na Flórida.
Acredite em mim, esse não é um evento esportivo qualquer: não só é um dos maiores do mundo, como também é a maior audiência da televisão americana. Nas minhas pesquisas, descobri que também é o segundo dia em que se consome mais comida no país, perdendo apenas para o Dia de Ação de Graças.
O jogo esse ano será Kansas City Chiefs vs San Francisco 49ers. O show do intervalo será uma colaboração entre Shakira e Jennifer Lopez (curiosidade – os primeiros shows eram bandas marciais com um tema específico, mas tudo mudou em 1993, com a performance de Michael Jackson no evento e o show do intervalo se transformou no formato que o conhecemos hoje).
Tem outro detalhe no Super Bowl que chama muita atenção: os comerciais. Com empresas que usam e abusam da criatividade, as peças divulgadas criam expectativas no mundo do marketing e da publicidade e ficamos curiosos qual será o mais interessante e o mais comentado.
Como é muito assistido, anunciar no evento é uma super oportunidade para entrar em contato com telespectadores do mundo inteiro. A valorização dos comerciais do Super Bowl chegou a cerca de 87% na última década, transformando-se no anúncio mais caro do mundo, superando o preço do intervalo do Oscar, de US$ 1,9 mi. Em 2019, o custo era de US$ 5 milhões para 30 segundos de comercial.
O aumento da receita publicitária do evento fez com que disponibilizassem mais tempo para anúncios, 15% a 20% a mais que um jogo em dias normais.
O Meio e Mensagem disponibilizou a lista completa dos comerciais do Super Bowl do ano passado – você acha o link no final da postagem. Aqui vou colocar apenas aqueles comerciais de filmes, para vocês terem uma pequena noção de quem são os anunciantes do evento:
Os comerciais de 2020 ainda são um mistério, mas podemos esperar muita criatividade e anunciantes de grande porte!
O que você acha que será anunciado neste ano?
Espero que tenham gostado!
Fontes:
Meio e Mensagem -
Uol -
Comments