top of page

Orson Welles e a transmissão de “Guerra dos Mundos”

  • Foto do escritor: Flávia Oliveira
    Flávia Oliveira
  • 17 de jun. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 24 de jun. de 2019


O então desconhecido diretor e ator Orson Welles

Em 1938, mais especificamente antes do Halloween, a rádio CBS (Columbia Broadcasting System) interrompeu a programação normal para noticiar uma “invasão alienígena”, que se tratava de uma apresentação de Guerra dos Mundos, de Herbert George Wells, totalmente adaptada, dirigida e produzida pelo então desconhecido ator e diretor Orson Welles, que contou a história através da perspectiva de um professor universitário que fazia parte da resistência, e misturando noticiários da época a narrativa já conhecida para dar credibilidade.


Especula-se que pelo menos 6 milhões de pessoas tenham ouvido o programa, e pelo menos metade disso sintonizou depois do começo da transmissão e o mais inusitado de tudo: pelo menos meio milhão acreditou que a situação era 100% real, causando pânico em pelo menos 3 cidades: Nova Iorque, Nova Jersey e Newark.


Pessoas saíram correndo pelas ruas, as linhas telefônicas sobrecarregaram, houve congestionamentos e pessoas fugindo do “perigo” dos invasores da Terra.


O fato deixou evidente o poder da mídia sobre a população e tornou Orson Welles mundialmente famoso e a transmissão agora é conhecida como "o programa que mais marcou a história da mídia no século 20".


 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2019 Marketing, Cinema, Ação! Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page