Hoje eu vou contar uma história que se passa em 1915, no começo do cinema, na época em que as primeiras grandes produções estavam sendo realizadas.
O diretor D.W Griffith estava se especializando na área cinematográfica e foi o pioneiro na movimentação de câmera, uso dos planos e enquadramentos e também de design para os pôsteres de seus filmes.
São dois filmes dele que serão destaque da publicação de hoje, O Nascimento de Uma Nação de 1915 e Intolerância, de 1916.
O Nascimento de Uma Nação (1915)
Em 1915, perto do aniversário de 50 anos da Guerra da Secessão Americana, chega ao cinema O Nascimento de Uma Nação, o primeiro grande sucesso do cinema americano e também o filme que possui a alcunha de "o mais polêmico de todos os tempos".
O motivo da polêmica?
Bem, o filme é tão racista que os principais heróis são os membros da Ku Klux Klan, além de uma representação totalmente desrespeitosa e estereotipada da comunidade negra, utilizando amplamente a prática do blackface e todo tipo de estereótipo (vale lembrar que na Guerra de Secessão, um dos tópicos que os estados do Norte exigiam era a libertação dos escravos por parte dos estados do Sul dos Estados Unidos e o diretor era sulista).
Apesar de conquistar o apoio de alguns grupos (tinha gente fantasiada de membros da KKK até na pré estréia), o filme gerou uma onda de protestos tão grande, que a principal organização contra o racismo, a NAACP registrou um aumento de 9 mil para 90 mil membros após o lançamento.
Dica: quer conhecer mais a história mas não quer assistir ao filme? Em Infiltrado na Klan, de 2018, é bastante mencionado.
Aqui tem algumas fotos do filme, em que verão os personagens vestidos como os membros da Ku Klux Klan. E olha que eu nem coloquei as imagens mais pesadas...
Pós polêmica, Griffith já estava trabalhando em seu próximo filme que era...
Intolerância (1916)
Bom meu amigo leitor, ao ver o título, você pode pensar que o diretor percebeu o tamanho do estrago que seu filme anterior havia causado e tentou se retratar, certo?
Só que não. Os "intolerantes", segundo algumas pesquisas, são as pessoas que o acusaram de ser racista, sendo assim uma resposta quase que imediata à O Nascimento de Uma Nação.
O filme foi inspirado em Cabíria, de 1914, que é italiano e é considerado o primeiro blockbuster de todos os tempos. Intolerância era um filme considerado muito ambicioso para a época, com cenários grandiosos e contava 4 histórias de intolerância ao longo da humanidade: a Crucificação de Jesus Cristo, a Queda do Império Babilônico, o Massacre de São Bartolomeu na França e uma história de 1915 sobre a falsa acusação de um crime.
Vale lembrar que o mundo estava passando pelo período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e a mensagem pacifista do filme não agradou e novamente, o filme gerou polêmicas e muitas críticas negativas.
D.W Griffith, que investiu praticamente todo o seu dinheiro no longa, faliu e demorou anos para quitar as dívidas do filme.
Aqui tem algumas fotos de Intolerância:
E essa foi a primeira grande polêmica da história do cinema!
Pergunto para você, qual seria a repercussão que você acredita que esses filmes teriam se tivessem sido lançados em 2020?
Espero que tenham gostado!
Fontes:
Telecine Cult Cinemascope G1
ความคิดเห็น