O Rei Leão
Aladdin
Homens de Preto
Toy Story
Chucky
O que todos esses filmes tem em comum?
Todos estes filmes foram exibidos nos anos 90 e em 2019.
Recentemente, lendo meu Twitter me deparei com uma imagem de um cinema divulgando estes filmes e os internautas reparam que todos já eram conhecidos pelo público.
Mas por quê isso está acontecendo?
Simples, porque vende. O ato de fazer com que o consumidor tenha algum sentimento bom já é um grande passo para vender. Esta vertente do marketing é chamada Marketing de Nostalgia, ou seja, faz com que o público sinta saudades e tenha lembranças boas de algo que já passou, despertando a vontade de comprar um produto ou serviço para relembrá-lo.
Todos os setores, se você reparar bem, estão utilizando esse artifício, moda, jogos, celulares, séries e obviamente os filmes. A Disney talvez seja uma das empresas que mais usa o Marketing de Nostalgia, visto esses dois vídeos que eu vou compartilhar aqui, que mostra as comparações entre as versões de desenho animado e live-action de Aladdin e Rei Leão. Vocês vão ver que os trailers são iguais.
O filme La La Land, de 2016, também usou e abusou de referência a filmes da Era de Ouro de Hollywood, como no vídeo abaixo:
Ontem, a Cinemark também divulgou uma produto promocional para a estreia de Rei Leão, um quebra cabeça cujo a caixa é idêntica ao VHS do filme original, também aplicando o conceito que eu falei.
E você, qual tendência antiga que gostaria que voltasse a moda?
Comments