E amanhã já é dia das Bruxas! Esse ano, na minha página dei 31 dicas de filmes de terror – uma para cada dia de outubro, e a última dica sai amanhã!
Então para deixar todo mundo no clima para o Halloween, o post de hoje será sobre bastidores sinistros de filmes de terror. Existem algumas histórias tão assustadoras quanto os próprios filmes...
Vamos começar?
O Bebê de Rosemary (1968)
Um dos casos mais famosos de “filmes amaldiçoados”, O Bebê de Rosemary conta com várias histórias sobrenaturais.
O filme conta a história de Rosemary, uma mulher grávida que ao passar por acontecimentos estranhos, descobre que uma seita diabólica está interessada em sua gravidez.
Tudo começa quando o produtor William Castle recebe uma carta anônima que dizia que ele iria apodrecer lentamente em uma longa e dolorosa doença. Um pouco depois disso, começou a ter problemas nos rins, chegando a evoluir para um caso grave no ano seguinte, em que o homem aparentemente delirava e gritava “Rosemary, pelo amor de Deus, solte a faca!”
Além disso, o elenco teve uma intoxicação alimentar, um produtor sofreu um AVC e o compositor morreu pouco tempo depois do lançamento do filme.
Eu até poderia mencionar o caso da esposa do diretor Roman Polanski, a atriz Sharon Tate, que foi brutalmente assassinada por membros da seita de Charles Manson enquanto estava grávida, mas isso não tem nada sobrenatural, é a pura maldade humana mesmo.
Terror em Amityville (2005)
O filme foi inspirado em um caso famoso de Ed e Loraine Warren, em uma casa de Amityville, em que um rapaz matou a família inteira e alguns anos depois, uma outra família passa a viver no local, agora mal assombrado.
Se a história já é assustadora o suficiente, Ryan Reynolds, que protagoniza o longa, afirma que a equipe acordava sempre na mesma hora que a família fora assassinada na história, no caso, 03h15. E ainda encontraram um corpo morto no set e o casal que inspirou o filme morreu perto do lançamento.
O Exorcista (1973)
Talvez o filme de terror mais conhecido de todos os tempos, O Exorcista também tem sua cota de acontecimentos sinistros durante as gravações: o diretor William Friedkin contou que uma certa vez, antes de ir ao trabalho, recebeu uma ligação do diretor de produção que afirmava que o set estava pegando fogo.
Tanto o cenário da casa MacNeil quanto o quarto de Regan, a protagonista, pegaram fogo e somente o primeiro foi destruído. O incêndio fez com que a produção precisasse de uma pausa de seis semanas.
Poltergeist (1982)
Se você ama um bom filme de terror, com certeza já assistiu aos filmes da série Poltergeist. Também conhecido como uma “produção amaldiçoada”, teve de tudo nos bastidores: Spielberg usou esqueletos de verdade (porque os de plástico eram caros), alguns atores diziam que quando voltavam para casa depois do dia de filmagem viam quadros tortos e muitos membros da equipe ficaram verdadeiramente apavorados.
Em uma das cenas, Oliver Robins precisava ser estrangulado por um palhaço/robô que estava com defeito, fazendo com que o menino ficasse sem ar de verdade – e todos acreditavam que ele estava apenas atuando. Por sorte, conseguiu ser salvo.
Talvez em um dos acontecimentos mais tristes desse post, a atriz mirim Heather O’Rourke faleceu aos 12 anos, vítima de uma parada cardíaca e choque séptico. Os médicos nunca perceberam esse tipo de problema de saúde nela.
Invocação do Mal (2013)
Mais um filme sobre um caso de Ed e Lorraine Warren, o filme se baseia na história da família Perron.
Essa família chegou a visitar o set, e um vento estranho passou por eles. Nem mesmo uma folha se mexeu. Além disso, o hotel em que o elenco e a equipe ficavam pegou fogo e Vera Farmiga via barras transversais em seu laptop, como se alguém tivesse arranhado.
A Profecia (1976)
Outro super clássico do gênero, A Profecia passou por vários problemas nos bastidores:
- Gregory Peck, quanto o roteirista David Seltzer e o produtor Mace Neufeld estavam em aviões atingidos por raios.
- Um outro vôo que eles perderam caiu.
- O hotel do diretor do filme foi bombardeado pelo grupo Ira.
- Um dos dublês foi atacado por cachorros
- O diretor de efeitos especiais John Richardson e a assistente Liz Moore sofreram um acidente de carro. Ele sobreviveu, ela foi decapitada, como em uma das cenas mais marcantes do filme.
Pensa que acabou?
O remake de 2006 TAMBÉM passou por problemas, dessa vez, com um incêndio no laboratório fotográfico, que atrasou muito a produção do filme.
No Limite da Realidade (1982)
Bom, já contei a história desse filme inteira em um dos meus posts preferidos, em https://flaviamoliveira.wixsite.com/marketingcinemaacao/post/a-sinistra-hist%C3%B3ria-do-filme-no-limite-da-realidade.
Mas, resumindo, o ator Vic Morrow e os atores mirims Myca Dinh Le e Renee Chen morreram em um acidente aéreo horrível durante as gravações. Dizem que Morrow tinha pesadelos recorrentes em que iria morrer em um acidente e não queria fazer essa cena de modo algum.
O diretor John Landis e mais quatro pessoas foram indiciadas por homicídio e violação do código de trabalho infantil. Apesar de terem sido inocentados, agora os estúdios precisavam rever suas políticas de segurança nas filmagens.
Você acredita que essas histórias são de fato sobrenaturais ou foram só acidentes, coincidências e golpes de marketing?
Conhece mais alguma história?
Espero que tenham gostado!
Fontes:
Revista Monet:
https://revistamonet.globo.com/Listas/noticia/2019/04/13-filmes-de-terror-que-tiveram-bastidores-assustadores.html
Comments