top of page
Buscar
Foto do escritorFlávia Oliveira

Entendendo o Rotten Tomatoes



Caso você seja um grande fã de cinema, provavelmente já ouviu falar do site Rotten Tomatoes.


Esse site, criado em 1998 agrega várias críticas para cada filme ou série.


O Rotten Tomatoes procura comentários específicos para cada longa metragem ou episódio de série e, após apurar um consenso entre as opiniões, divulga uma média para as produções.


A intenção principal é ajudar os internautas a encontrar várias informações e críticas especializadas em um mesmo lugar.


Os filmes podem ganhar três ícones, de acordo com a nota que lhe foi atribuída. São eles:

Os tomates são usados como ícones do site devido ao hábito antigo de se jogar a fruta contra artistas cujo a atuação não foi boa.


O Rotten Tomatoes também é um dos maiores alvos das críticas da indústria cinematográfica moderna, com nomes fortes como Martin Scorsese e Meryl Streep como opositores.


Afirma-se que o site reduz críticas gigantescas a apenas “sim” ou “não” e atribui notas injustas aos filmes, o que acaba invariavelmente, afetando a vontade do público e prejudicando a bilheteria de filmes como Esquadrão Suicida (2017), que tem uma nota baixíssima no site. Também criticam o fato do Rotten disponibilizar críticas de sites totalmente parciais.


Ok, mas como funciona?


Vamos lá.

O site acaba captando todas as críticas disponíveis na internet sobre o filme e as separa em dois: os Top Critics, de maior fama e nome e o All Critics, com todos os críticos.


Após avaliar quais deles deram notas, o Rotten faz uma média com as notas dadas e

encaixa o filme em uma das classificações que eu coloquei ali em cima.


Ah! Então quer dizer que se um filme conseguiu 100%, um “certificadamente fresco”, ele é excelente?


Er, não. Se os críticos acharem que o determinado longa tem mais pontos positivos que negativos e o classificar como “bom”, tem muitas chances de conseguir as classificações positivas do site.


Ou seja, existem chances de um filme mediano conseguir um “certificadamente fresco”, visto que o site não mede a qualidade, e sim o consenso das aprovações, o que talvez seja a parte mais confusa de se entender: não interessa se o filme é emocionante, empolgante, original, a frente de seu tempo ou similares. Se a maioria dos críticos gostar (leia-se gostar, não adorar, amar, meu filme favorito, “quem é Cidadão Kane perto dessa obra de arte”), a nota alta já está garantida


É preciso muito cuidado, nos nossos tempos modernos, em procurar informações na internet, visto que nem tudo é o que parece ser. Ou seja, antes de decidir se vai ou não assistir a um filme baseado no que viu no Rotten Tomatoes, procure outros sites especializados no assunto e que consigam abordar os problemas e qualidades da produção de maneira menos abrangente.


Mas você é o tipo que lê críticas de filmes ou simplesmente assiste o que quer?


Espero que tenham gostado!


Fontes:



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page