Mega popular entre os fãs do gênero Cult, Laranja Mecânica (1971), dirigido por Stanley Kubrick é um filme de ficção científica cujo a história se passa no Reino Unido e narra os acontecimentos da vida de Alex, um jovem que é verdadeiramente um sociopata.
Ele tem o costume de sair com os amigos, um grupo chamado Droogs para cometer uma série de crimes que incluem assaltos, assassinatos e estupros. Após ser traído pelo grupo, é preso e submetido a uma terapia de reabilitação proposta pelo Ministro do Interior da Inglaterra, o Método Ludovico.
Nesse método, ele fica preso em uma cadeira com a cabeça presa e as pálpebras abertas assistindo cenas de violência extrema e sexo, enquanto é drogado com remédios que causam enjoo para que, quando o tratamento fosse finalizado e Alex fosse exposto a esse tipo de situação, se sentiria enojado. O tratamento transformava a pessoa em praticamente um “zumbi”, visto que ele perdia, praticamente, todo seu direito de escolha.
Conheça agora algumas curiosidades sobre o filme:
- O método da terapia de Alex foi baseada em uma teoria de comportamento de um ganhador do Nobel chamado Pavlov, e ele testava em cães, relacionado a comida. Aparentemente não era um tratamento tão doloroso quanto o do filme.
- Por ser extremamente violento e beirar o pornográfico, foi eleito o segundo filme mais controverso de todos os tempos.
- O ator principal, Malcolm McDowell, acha que apenas no séc XXI as pessoas puderam de fato entender o humor negro do filme.
- Gene Kelly odiou o modo que a música “Singin in The Rain” foi utilizada no filme, inclusive ignorando Malcolm quando eles se conheceram.
- O filme aborda várias questões sócio-culturais e políticas, como governos totalitários, a lei seca, o uso excessivo da violência, a falta de perspectiva dos jovens, o livre-arbítrio e pais ausentes.
- Aliás, apesar de viverem em um governo totalmente intrusivo e totalitário, o ambiente do filme não segue nenhum tipo de lei, apenas a violência gratuita, o caos e a vitória do mais forte sobre o mais fraco.
- Não é possível afirmar com exatidão a época em que o filme se passa, visto que fala sobre Elvis e Bethooven, mas trata os Beatles como uma super novidade.
- Quando você assistir ao filme vai ver algumas palavras que não entenderá: é proposital. Um dialeto chamado Nadsot, uma mistura entre inglês e russo foi criado especialmente para Laranja Mecânica.
- Os vários erros de continuidade também são propositais, para enganar o espectador.
- Malcolm Mc Dowell realmente machucou os olhos durante a cena do tratamento, ficando temporariamente cego.
- Na época, o filme foi censurado aqui no Brasil pelo excesso de violência e nudez.
Confira aqui algumas fotos do filme e cartazes:
Stanley Kubrick era um diretor que amava colocar simbolismos em seus filmes, fazendo com que a plateia criasse suas teorias da conspiração. Você já conhecia as teorias relacionadas à Laranja Mecânica?
Espero que tenham gostado!
Fontes:
SuperInteressante –
Medium –
Omelete –
Cultura Genial –
Comments