Em 1937 chegava aos cinemas um dos maiores clássicos da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões.
Você pode me perguntar: "mas Flávia, como um desenho bobo da Disney pode ser interessante o suficiente para você dedicar um post inteiro a ele?". Vamos apostar que te faço mudar de ideia?
Sem mais delongas, vamos conhecer algumas curiosidades!
- Foi o primeiro longa-metragem animado não apenas da Disney mas também da história.
- Walt Disney foi desestimulado a criar esse filme, visto que as pessoas achavam que seria uma loucura contar uma história por desenhos.
- As críticas estavam erradas, visto que o filme foi um grande sucesso de bilheteria, se tornando o mais lucrativo da época tendo o recorde superado apenas em 1939 por E Vento Levou, que o mantém até hoje. Porém, Branca de Neve e os Sete Anões é o desenho com maior bilheteria da história de acordo com reajuste da inflação.
- Foi tão caro realizar o filme que várias cenas precisaram ser cortadas, incluindo uma em que o Príncipe era sequestrado pela Bruxa. A cena foi reutilizada em A Bela Adormecida (1959).
- Para ajudar os desenhistas, a Disney levou animais silvestres para os estúdios. Isso acabou se tornando uma prática regular.
- Primeiro filme da história a fazer um lançamento de álbum com a trilha sonora.
- Foram selecionados mais de 50 nomes para os anões até chegar nos Sete que conhecemos hoje. Para quem não se lembra os nomes são Mestre, Feliz, Zangado, Dunga, Atchim, Dengoso e Soneca.
- A história é uma adaptação MEGA suavizada de um conto dos Irmãos Grimm.
- Na época do lançamento, como não havia um Oscar específico para animações, Walt Disney venceu um honorário especial: uma estatueta grande e sete pequenas.
- A Branca de Neve teve seus traços inspirados em Hedy Lamarr e Betty Boop. A atriz Marge Champion serviu como modelo para movimentação.
- A Rainha, em sua versão bonita foi inspirada em John Crawford, Gale Soundergaard e Marlene Dietrich. O mais curioso é que Gale perdeu o papel de bruxa má em O Mágico de Oz (1939) por ser bonita demais.
- Foi um dos primeiros filmes com produtos relacionados lançados ao mesmo tempo.
- O diretor Sergei M. Ensenstein, de O Encouraçado Potemkim (1925) na época que este era "o melhor filme de todos os tempos".
- A AFI considera Branca de Neve e os Sete Anões como um dos 15 filmes que mudaram a história do cinema.
- Está incluído na lista de "os 100 maiores filmes de todos os tempos" de 1998.
- Ao todo 750 artistas estiveram envolvidos no projeto.
- Em alguns cinemas americanos, os estofamentos das poltronas precisaram ser trocados, visto que a Bruxa era tão assustadora que fazia com que as crianças fizessem xixi nas calças de tanto medo, o que estragou algumas poltronas.
Vamos relembrar algumas fotos e trailers do filme?
Trailer: https://youtu.be/5fzZFQBXSLM
Espelho, espelho meu, existe algum desenho mais icônico do que o meu?
Espero que tenham gostado!
Fonte: IMDB
Comments