Quem entra na sala de cinema com a pipoca na mão pronto para assistir um filme, não imagina o trabalho para padronizar todas.
Para construir uma sala de cinema, por exemplo, segundo normas da Ancine, que é a agência reguladora do cinema no Brasil, a distância da primeira linha de poltronas e a tela deve ser maior ou igual a 60% da largura da tela. A última fileira precisa ficar a uma distância menor ou igual ao dobro da largura da tela. As caixas de som devem ficar dos dois lados da sala, para que o som seja distribuído igualmente, e trabalhado para ficar sincronizado com o filme.
Até mesmo a ABNT - Associação Brasileira de Normas e Técnicas (sim, a mesma que exige todas aquelas regrinhas em trabalhos) fala sobre um limite para inclinação da cabeça do consumidor, que não pode passar verticalmente de 40º e horizontalmente de 30º. A distância entre os encostos das poltronas deve ser de no mínimo 1 metro. A distância vertical dos olhos do espectador e, a cabeça da pessoa a frente deve ser de no mínimo 15 cm.
O corpo de bombeiros exige um extintor a cada 20 metros, uma luz de emergência a cada 15 metros e 2 portas de emergência com 1,20 metros de largura.
A própria cabine de projeção tem regras. Geralmente tem 2,20 metros de profundidade e 3 metros de largura. Deve projetar o filme a 1,90 metros, para que todos possam assistir ao filme de modo igual.
Por isso que, por mais que algumas salas sejam personalizadas, todas precisam funcionar dentro deste padrão, tente reparar na sala da próxima vez que for ao cinema!
Commentaires