No post anterior, falei como Hollywood se tornou a capital do cinema mundial. Hoje vamos para Mumbai - Índia, conhecer a principal indústria do cinema da região: Bollywood.
O nome Bollywood é a junção do antigo nome da cidade de Mumbai, Bombaim com Hollywood.
Importante afirmar que nem todo filme indiano é de Bollywood.
Tudo começou em 1913, com o lançamento do primeiro filme indiano, Raja Harishchandra. O filme foi um sucesso e a indústria começou a produzir mais, chegando a produzir cerca de 200 ao ano em 1930 (hoje são realizados cerca de 200 mil anualmente). Com a chegada dos filmes falados, precisaram se adaptar as novas tendências e em 1931, o primeiro filme falado Alam Ara (1931) chega aos cinemas do país, também sendo um sucesso e aumentando a demanda, fazendo com que Bollywood produzisse ainda mais filmes e empregasse pessoas do país inteiro.
Algumas curiosidades:
- Entre 1929 e 1947, com a Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial e o processo de Independência do país, os indianos ficaram muito afetados, então os filmes eram em grande parte uma válvula de escape da dura realidade, mas alguns longas possuíam um tom mais crítico e pretendiam reforçar a identidade cultural do país.
- A maior parte dos filmes produzidos em Bollywood são musicais. E o público gosta de musicais longos, de cerca de três horas de duração, porém com intervalos. As músicas tem de ser bem escritas e combinarem com a cena e para isso os figurinos e cenários são trocados rapidamente.
- Os temas mais populares são os melodramáticos: triângulos amorosos, sacrifícios, vilões cruéis, famílias separadas, amores impossíveis, sorte e destino. Filmes com histórias mais sofisticadas não fazem tanto sucesso quanto esses.
- Apesar de gostarem de romances, é proibido mostrar beijos mais intensos ou qualquer insinuação sexual nos filmes. Apesar de um grande avanço nos últimos tempos, o tema ainda é tabu.
- Atualmente os filmes estão tentando se atualizar, usando como inspiração os filmes hollywodianos. Casamentos arranjados, por exemplo, estão virando um tema mais escasso.
- O som dos filmes era praticamente criado nos estúdios com dublagens assim como as músicas, graças aos ruídos excessivos do local de filmagens, porém em 2001 alguns filmes começaram a gravar o som ao mesmo tempo da imagem, causando um debate enorme.
- O primeiro filme com temática LGBT está sendo gravado neste ano, chamado Como Me Senti Quando Vi Aquela Garota, com uma atriz chamada Sonam Kapoor, uma ativista que já participou de outro longa polêmico que mostrava mulheres que falavam palavrões e mantinham relações sexuais casualmente.
- Entre os principais atores e atrizes, temos: Raj Kapoor, Nargis, Dev Anand, Suraiya, Irrfan Khan, Pran, Dev Patel e Priyanka Chopra, como exemplo.
- Existe um “Óscar Indiano” chamado FilmFare Awards.
- O jornalista José Carlos Vieira do Correio Braziliense fez uma visita à Bollywood em 2017 e contou detalhes do lugar em:
- Antigamente, os cartazes dos filmes eram feitos manualmente, para redução de custos. Com a chegada da internet, os cartazes também estão ficando mais nos padrões de Hollywood, como estes aqui:
É muito interessante conhecer uma cultura e através do cinema podemos descobrir aspectos que nem imaginamos.
Espero que tenham gostado!
Comments