Existem várias cenas marcantes na história do cinema, que se transformam em fotografias maravilhosas, mas você já parou para pensar o motivo pelo qual a cena é bonita?
Pode parecer que fotografar ou filmar é simplesmente apertar um botão, mas não é bem assim. A fotografia é uma ciência, e os profissionais estudam muito para compor um cenário não só bonito, mas condizente com a mensagem que se deseja passar.
Um dos conceitos mais famosos na fotografia é a Regra dos Terços, que se baseia em dividir a tela em 9 quadros de mesmo tamanho, sendo duas linhas horizontais e duas linhas verticais. A partir destas linhas, você usa o espaço para dar destaque ao elemento principal da foto. Enquanto os pontos servem para dar destaque a um assunto, as linhas equilibram a composição. Essa regra já é utilizada durante muitos anos em todas as artes, sendo Pitágoras o primeiro a focar em padrões para composições. A grande maioria dos celulares tem os quadros para aplicar a regra.
Aqui está uma imagem com o conceito aplicado. Peguei do site Fotografia Mais.
O conceito também é usado na propaganda, e geralmente, os produtos ficam localizados no centro da imagem, como destaque máximo. Achei duas propagandas legais que utilizam a regra, da Koleston e do Mc Donalds. Preste atenção na composição da imagem:
No cinema, a prática é muito utilizada, e as equipes de cinematografia atentam-se a filtros, imagens, luz e cores. Aqui estão alguns exemplos:
Ao invés de finalizar o texto falando para você observar os filmes, eu deixo a dica para você que gosta de fotografia. Faça o teste com as suas fotos e veja se gosta do resultado!
Esse é um dos meus assuntos favoritos e uma das primeiras coisas que eu presto atenção em qualquer filme que assisto e eu espero que você também tenha gostado!
Comentários