Semana passada, enquanto escrevia os posts sobre os pioneiros do cinema fiquei com uma dúvida na cabeça:
Se a primeira sessão de cinema aconteceu na França, assim como o primeiro filme de ficção científica, como Hollywood se tornou o símbolo e a capital do cinema mundial?
Fiz algumas pesquisas e agora irei compartilhar com vocês o resultado!
Em 1903, a região, que fica em Los Angeles – Califórnia é comprada por um general chamado Moses Hazeltine Sherman, que incentiva a construção de ferrovias e o crescimento urbano da área, que era extensa e possuía muita mão de obra disponível.
Em 1907, a primeira adaptação de O Conde de Monte Cristo(1907) tem algumas cenas filmadas na área. Devido ao clima agradável, algumas pequenas produtoras se instalam no lugar e em 1909 é gravado o primeiro filme completamente em Hollywood: O Poder do Sultão.
Segundo pesquisadores, a escolha da área para capital do cinema tem dois fatores em especial:
1º - Clima.
Los Angeles tem uma temperatura agradável durante a maior parte do ano, além de ser uma área extensa e permite a possibilidade de se filmar longas de vários gêneros: a região tem mar, montanhas e deserto.
2º - Thomas Edison
O inventor da lâmpada elétrica tinha grande interesse em monopolizar a área cinematográfica nos Estados Unidos e ele estava prestes a conseguir, cobrando taxas altíssimas de todos os diretores que queriam usufruir da nova tecnologia. Ele estava na cidade de Nova Iorque, então fugindo da cidade, fugiam de Edison.
Neste contexto, é inaugurado no ano de 1914 o primeiro grande estúdio da história: Paramount. Em 1925, chega a grande concorrência: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).
E assim, com a chegada dos outros grandes estúdios, a fama de Hollywood como a capital mundial do cinema é consolidada e se mantém até hoje.
No próximo post, vou falar sobre outro grande centro cinematográfico: Bollywood, na Índia!
Espero que tenham gostado!
Comments