Hoje é dia da consciência negra e como vocês já perceberam, foi um dia temático no site.
Então, em homenagem ao dia 20 de novembro, vou explicar sobre o movimento Blaxpoitation.
Surgiu nos anos 70 um movimento cinematográfico patrocinado por negros, dirigido por negros, com trilhas sonoras feitas por negros e para o público negro. Foi inspirado pelos elementos do movimento Black Power.
A intenção principal dos filmes era colocar negros como protagonistas, buscando o empoderamento. Os personagens eram cheios de atitudes, bonitos e ousados, podendo trabalhar a favor da lei ou à margem dela. No geral, eles eram figuras heróicas.
As histórias continham muitas críticas ao racismo e basicamente mostravam que os negros deveriam ter sim protagonismo nos filmes, quer você queira, quer não. Os temas eram tratados com ironia e humor.
Essa postura das personagens eram uma resposta para as caracterizações da maioria dos negros até então, que eram submissas e relativamente pacatas, como por exemplo as interpretações da Hattie McDaniel. Vale lembrar que até mesmo já existiu um filme chamado O Nascimento de Uma Nação (1914) em que os negros eram os vilões e os membros da Ku Klux Klan, pasmem, eram os heróis.
Se uma parte da comunidade acreditava que as verdadeiras mudanças viriam através de atitudes mais impactantes, a outra parte acreditava que isso só contribuiria mais ainda com a criação de novos estereótipos.
O movimento acabou perdendo a força, mas acaba sendo reconhecido até hoje como uma forma de resistência.
Alguns filmes do gênero são:
- Blácula, O Vampiro Negro (1972)
- Foxy Brown (1974)
- Shaft (1971)
- Sweet Sweetbacks Baadasssss Song (1971)
- Super Fly (1972)
-Coffy: Em Busca da Vingança (1973)
Confira agora algumas fotos:
Espero que tenham gostado do post e do dia temático de hoje!
Fontes:
Abraccine - https://abraccine.org/2011/11/20/blaxploitation-o-genero-que-obrigou-o-mundo-a-notar-os-negros/
コメント