Particularmente, sou muito fã da série dos anos 50/60 Além da Imaginação, que conta histórias de ficção, terror, suspense e fantasia. Na semana passada eu descobri que havia um filme baseado nessa série , No Limite da Realidade (1982). Acreditem em mim, nos bastidores ocorreu um problema que nem Rod Serling, criador da série original, imaginaria.
Você abre essa porta com a chave da imaginação. Atravesse-a e estará em outra dimensão. Uma dimensão de sons. Uma dimensão de visões. Uma dimensão da mente. Você se move dentro de uma terra de sombra e matéria, de coisas e de ideias. Você chegou a... Além da Imaginação.
Como eu já comentei, esse filme é baseado na série dos anos 50/60, então o filme é dividido em um prólogo e 4 episódios dirigidos por John Landis (diretor dos clipes de Thriller e Black or White, do Michael Jackson), Steven Spielberg (E.T, A Lista de Schindler, Tubarão, etc.), Joe Dante (Os Gremlins) e George Miller (Mad Max)
Os 4 episódios são:
Time Out – um homem extremamente preconceituoso está bravo porque perdeu seu cargo dos sonhos para um judeu e ainda odeia negros e orientais. Ao sair do bar em que estava com seus amigos, ele vai parar na Alemanha dos anos 30 e é perseguido por nazistas, quando consegue fugir é perseguido pelos membros da Ku Klux Klan e por último, é perseguido pelo próprio exército americano na Guerra do Vietnã.
Kick The Can – remake de um episódio da série original – Em um abrigo, vários idosos estão conversando sobre sua juventude e descobrem que um dos senhores tem o poder de conseguir realizar os desejos deles.
It’s a Good Life – remake de um episódio da série original – Uma professora com uma vida monótona atropela sem querer uma criança que defendia em um restaurante e conhece sua casa e família. Porém nada é como parece...
Nightmare at 20.000 ft – remake de um episódio da série original – Homem tem uma crise de pânico em uma viagem de avião e acha que é tudo fruto da própria imaginação, até que ele vê um monstro na asa do avião.
Durante as gravações, ocorreu um acidente aéreo horrível.
Gravando o primeiro capítulo, o personagem do ator Vic Morrow precisava defender duas crianças vietnamitas, interpretadas por Renee Chen e Myca Dihn Le. Em determinada cena, ele precisava fugir de uma vila com as duas crianças nos braços, desviando de um helicóptero de invasores.
De acordo com o que se conta, várias pessoas avisaram o diretor John Landis que o helicóptero estava baixo demais, incluindo o piloto do helicóptero e Steven Spielberg.
Não adiantou, ele queria o vôo baixo. O veículo perdeu o controle e caiu. Como se não fosse tragédia o suficiente, na queda decapitou Vic Morrow (que segundo algumas fontes, tinha um pesadelo recorrente que iria morrer em um acidente aéreo e não queria fazer essa cena) e Myca Dinh Le, além de esmagar Renee Chen. O momento chegou a ser filmado e existe a cena disponível na internet, mas em respeito a vocês e as vítimas não irei postar.
Após o acidente, John Landis e mais quatro pessoas foram acusadas por homicídio involuntário e também por violarem o regulamento de trabalho infantil, que não permitia gravações à noite. Todos foram absolvidos e o primeiro capítulo do filme foi alterado, sem a aparição das crianças e uma redução do período do personagem no Vietnã.
Apesar de inocentados, a tragédia obrigou os estúdios a reverem suas políticas de segurança no cinema.
Caso você tenha interesse na série antiga, existem vários episódios disponíveis na internet. A versão mais nova, dirigida por Jordan Peele (Nós/Corra) está disponível nas plataformas de streaming.
Espero que vocês tenham gostado!
Fontes:
Commentaires