Qual é a sua cor preferida? Você já pensou na sensação que ela te transmite? É nisso que se baseia a Teoria da Psicologia das Cores, criada para analisar a reação que temos a exposição a cada cor.
As cores possuem diversos elementos que alteram nossa percepção do ambiente, do objeto, da peça publicitária ou até mesmo do filme, tais como parecer maior ou menor, mais leve ou mais pesado, mais claro ou mais escuro e trazer a a sensação de frio ou calor (por isso que dividimos as cores entre quentes e frias). Também tem uma simbologia para cada pessoa diferente, trazendo memórias e despertando diferentes tipos de emoções.
O vermelho, por exemplo, inspira paixão, intensidade, urgência, enquanto o azul já traz uma sensação de tranquilidade. E assim com todas as outras cores.
O marketing e a publicidade usam desses estudos para suas campanhas, fazendo com que o consumidor use o sentido da visão para utilizar seus produtos. Basta observar as cores dos logotipos e propagandas ao seu redor, verá que, por exemplo, nos comerciais da NET, o azul está sempre presente em cena, mesmo nos mínimos detalhes, visto que a marca quer passar tranquilidade e confiança ao cliente. Supermercados em geral usam vermelho para demonstrar urgência, o verde é associado a produtos naturais.
Assim como a publicidade, o cinema também utiliza a Psicologia das Cores, para que o espectador sinta exatamente o que o filme deseja passar. Achei um vídeo na internet que demonstra de modo bem claro e simples aplicado ao cinema, feito por Lilly Mtz-Seara e um infográfico que demonstra a utilização na publicidade no Mc Donalds e Starbucks, criado pelo blog Viver de Blog (aliás, o post inteiro é maravilhoso, o link, caso queira ver completo é https://viverdeblog.com/materiais-educativos/psicologia-das-cores/):
Link no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=XMJGgUvOcL8
Atente-se aos filmes e as propagandas que assiste, você também perceberá essa tática, tão utilizada!
Comments