Você já chorou assistindo enquanto assistia a um filme ou a uma série? E um ataque de riso? Muito medo? Ficou tão surpreso que mal conseguia acreditar? Com MUITA raiva de algum personagem?
Aposto que você lembra o nome de todos os filmes que te causaram essas emoções. E é exatamente isso que os diretores e produtores pretendiam, entrar na sua cabeça. As propagandas também têm o mesmo efeito.
Todo processo de comunicação começa do mesmo jeito: o emissor precisa passar uma mensagem para o receptor. Mas como fazer que o receptor lembre-se de sua mensagem após receber tantas informações diariamente?
Uma das estratégias mais comuns é criar um vínculo emocional, ou seja, fazer com que o consumidor sinta algo por sua peça ou filme, assim facilitando que o produto seja lembrado.
Diversas emoções podem ser trabalhadas nesse aspecto: alegria, tristeza, medo, raiva, empatia, aversão, surpresa, melancolia, remorso, nostalgia, saudade, respeito.
O mais interessante de causar emoções em consumidores é que você pode afetar várias pessoas ao mesmo tempo, fazendo com que muitos recebam e interpretem a mensagem.
Pode perceber sobre os filmes mais comentados nas redes sociais, a maioria causa emoções fortes no público.
Exemplos de filmes com conteúdo emocional marcante (vale lembrar que eu estou falando de várias emoções):
- Marley e Eu (2008)
- O Menino do Pijama Listrado (2008)
- Laços de Ternura (1983)
- Antes de Partir (2007)
- O Exorcista (1976)
- Psicose (1960)
- Um Corpo Que Cai (1958)
- Garota Exemplar (2014)
- Os Monstros (1932)
- Carrie: A Estranha (1976)
- Rei Leão (1994/2019)
- Jovem Frankestein (1976)
- Titanic (1997)
Propagandas com conteúdo forte emocional:
Todos nós temos pelo menos um filme, uma série, uma propaganda que tem um efeito muito forte, um significado importante e que tem um “espacinho” guardado nas nossas mentes e corações.
Que filme/série/comercial tem um efeito forte no seu emocional?
Espero que tenham gostado!
Comments